Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de ANAC garante que solução sobre limites de vento na Madeira será sempre científica e não política
Sociedade 08 set, 2018, 10:02

ANAC garante que solução sobre limites de vento na Madeira será sempre científica e não política

O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) considera que a revisão dos limites dos ventos no Aeroporto da Madeira nunca obedecerá a critérios políticos, mas científicos, para segurança dos passageiros e das tripulações dos aviões.

"A solução será completamente científica e não política, e nem pode ser, está claramente fora de questão", disse à agência Lusa Luís Silva Ribeiro.

No seu entender, o que é necessário garantir “é que a segurança de um qualquer passageiro que embarque num avião para aterrar no Funchal, ou para aterrar em Lisboa, ou para aterrar em qualquer outro aeroporto europeu é a mesma”.

“Não podemos ter aeroportos mais seguros e aeroportos menos seguros", acrescentou.

Luís Silva Ribeiro comentava assim a resolução aprovada na sessão plenária da Assembleia Legislativa da Madeira em 05 de julho, já publicada no Diário da República e no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, sobre os limites de vento no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo.

A resolução insta a ANAC a "converter de imediato” os atuais limites de vento para as operações aéreas neste aeroporto, alterando-os de "obrigatórios/mandatórios", com caráter sancionatório, para "recomendações/alertas”.

O documento pede ao regulador para "decidir, no prazo de um ano, sobre a revisão dos limites de vento para as operações aéreas no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo".

"Eu acho que a resolução traduz a importância que a própria região e todos nós damos a este assunto. Em termos de efeitos práticos, não poderá ter, porque a nossa responsabilidade é ver para além da questão política", observou Luís Silva Ribeiro.

O representante lembrou que a questão não é alterável só porque num ano há mais vento do que noutros ou porque, num determinado ano, se cancelaram mais voos do que noutros.

Qualquer decisão sobre o assunto, sublinhou, será sempre tomada tendo em conta as conclusões dos estudos em curso.

"Se a conclusão for que os limites se justificam, nós assumiremos essa conclusão o mais depressa possível e manteremos os limites. Se a conclusão de todos os cientistas que estão a trabalhar neste assunto for de que os limites devem ser alterados, nesta ou naquela direção, assim o faremos, não temos qualquer dogma à partida”, explicou, sem apontar uma data para o fim dos estudos, que envolvem várias entidades, incluindo a ANAC.

No grupo de trabalho figuram ainda o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a NAV – Navegação Aérea de Portugal, a ANA – Aeroportos de Portugal, representantes das companhias TAP e easyJet, representantes da Região Autónoma da Madeira e a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, havendo ainda contributos da Airbus (fabricante de aviões).

Por outro lado, Luís Silva Ribeiro reconhece ser necessário fazer investimentos no Aeroporto da Madeira em matéria de equipamentos meteorológicos, de modo a facultar uma decisão o mais correta possível ao piloto.

"Para o piloto estar habilitado para tomar essa decisão, quando se vai fazer à pista, ele tem de saber quais são as condições meteorológicas de ventos que vai encontrar durante aquele período de aproximação. E para ter ideia concreta do que vai acontecer, é preciso instalar, calibrar e fazer uma série de investimentos em termos de instrumentos que permitam à torre informar o piloto quais são as condições que ele vai enfrentar", explicou.

O responsável pela ANAC salientou que a primeira fase dos estudos sobre os ventos já está concluída (com um modelo à escala da ilha para fazer ensaios em túnel de vento), seguindo-se o apuramento da instalação dos equipamentos de medição ‘in loco’, a validação e calibração do modelo e, finalmente, as conclusões.

"O prazo é o mínimo possível, porque queremos resolver esta questão o mais depressa possível", realçou, acrescentando que, embora compreendendo a urgência da região, a autoridade não fará alterações na política de segurança sem estudos sólidos sobre os seus impactos.

Os limites à operação do aeroporto da Madeira foram impostos em 1965, devido aos contantes ventos fortes, impedindo que sejam os comandantes a ter a exclusividade na decisão de realizar movimentos.

No entanto, há registo de violações dos limites impostos pelo regulador nacional do setor.

LUSA

Pode também gostar

Imagem de Casa de colmo transformada em museu (áudio)

Casa de colmo transformada em museu (áudio)

Imagem de Albuquerque diz que posição de Galamba é insustentável

Albuquerque diz que posição de Galamba é insustentável

Imagem de Percurso encerrado na Levada do Furado

Percurso encerrado na Levada do Furado

Imagem de António Garcês tomou posse em São Vicente (vídeo)

António Garcês tomou posse em São Vicente (vídeo)

Imagem de ITB Berlim cancelada por causa do Coronavírus

ITB Berlim cancelada por causa do Coronavírus

Imagem de Andebol Marítimo 36 – Fermentões 31

Andebol Marítimo 36 – Fermentões 31

Imagem de Defesa-central madeirense Paulo Vasconcelos reforça União

Defesa-central madeirense Paulo Vasconcelos reforça União

Imagem de Identificação de plágios na arte vai ser mais difícil (vídeo)

Identificação de plágios na arte vai ser mais difícil (vídeo)

Imagem de Boris Johnson quer impedir Superliga europeia

Boris Johnson quer impedir Superliga europeia

Imagem de Petição a pedir justiça por animais que morreram em canil ardido já tem mais de 45 mil assinaturas

Petição a pedir justiça por animais que morreram em canil ardido já tem mais de 45 mil assinaturas

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025