O objetivo passa por testar a operacionalidade da rede de combate a incêndios, através de um exercício prático, com a envolvência de diversos agentes de proteção civil (Bombeiros Sapadores do Funchal; Bombeiros Voluntários Madeirenses; Corpo de Polícia Florestal da RAM; Sapadores Florestais da RAM) de modo a avaliar procedimentos e validar processos. Será igualmente feito um teste de abastecimento do meio aéreo.
Recorde-se que a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza está a implementar o projeto Faixa de Gestão de Combustíveis ao Caminho dos Pretos (vulgarmente denominada “Faixa Corta Fogo”). Um projeto que visa a compartimentação dos espaços florestais, através da criação e manutenção de zonas de reduzida combustibilidade gerindo, deste modo e com objetivos específicos, a paisagem.
Este projeto abrange uma área de 640 hectares, estando intervencionados, neste momento, cerca de 40% dessa área. A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, irá acompanhar esta iniciativa no Caminho dos Pretos, mais especificamente no Miradouro do Curral dos Romeiros.