Os alunos Artur Mendonça e Tiago Silva, que concluíram o 12.º ano, no ano letivo transato, na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana), irão representar a Região Autónoma da Madeira na Mostra Nacional de Ciência.
Na Mostra Nacional de Ciência Virtual, os alunos participam com um projeto intitulado “a utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”, desenvolvido no âmbito do concurso Jovens Cientistas 2021, sob orientação da docente de Biologia Ângela Morais e com o apoio da Professora Doutora Nereida Cordeiro e Mestre Marisa Faria da Universidade da Madeira.
Recorde-se que o aluno Artur Mendonça, em agosto, participou no congresso internacional "5th Worth Congress of Biolopymers and Polymer Chemistry 2021", que decorreu online, com um poster científico relativo a este projeto.
O projeto desenvolvido pelos referidos alunos da Escola Secundária de Santana teve como objetivos gerais:
– produzir biofiltros per si e nanomodificados a partir de resíduos agrícolas;
– testar a eficiência dos biofiltros per si e nanomodificados na remoção de MPs de águas contaminadas;
– sensibilizar a comunidade educativa, e população em geral, para a problemática da poluição por MPs e para a importância da adoção de hábitos de vida sustentáveis que minimizem a sua libertação para o ambiente, bem como para a importância da utilização de resíduos como materiais de valor acrescentado.
Para tal, produziram-se biofiltros per si a partir da pasta celulósica da bananeira e biofiltros nanomodificados com exopolímeros provenientes de microalgas e bactérias, e testou-se a sua eficiência na retenção de MPs.
Os biofiltros obtidos a partir da pasta celulósica do talo da bananeira mostraram elevada eficácia na remoção de MPs, bem como os biofiltros nanomodificados com substâncias exopoliméricas provenientes de cianobactérias e após várias utilizações mantêm a sua integridade e eficácia.
Assim, esta eco-tecnologia revelou resultados bastante promissores na descontaminação de águas, e na valorização de um resíduo muito abundante na ilha da Madeira, contribuindo para a economia circular do arquipélago e para a Agenda 2030 para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água limpa), 11 (Cidades sustentáveis) e 14 (Vida abaixo da água).