Afonso Peixoto, Eva Freitas, Jeovanna Sousa, Joana Carole e Joana Monteiro, alunos de 11.º ano, venceram a décima edição do prémio FAQtos 2023 com o projeto ‘Descoberta das Radiofrequências na Saúde’, cuja final decorreu no passado sábado no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
Os estudantes da Francisco Franco venceram o concurso com o dispositivo “ANLAX – For anxiety relax” que monitoriza o estado de saúde, nomeadamente os níveis de ansiedade, através de uma banda de radiofrequências.
Supervisionados pela professora Teresa Neves, estes alunos, que integraram a equipa Nefertiti, destacaram-se de entre os 310 estudantes de 75 equipas, de 34 escolas de 14 distritos do país.
Também os alunos de 11.º ano, Daniel Valente, Francisco Abreu, Joana Monteiro, João Pontes e Norberto Vieira, se descaram a nível nacional ao venceram a segunda edição do Prémio Atlântico Júnior, evento que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, organizado pela FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e Ciência Viva.
Orientados pelo professor Jorge Monteiro, esta equipa de cinco alunos criou um robô aquático autónomo que se orienta por GPS para ajudar no estudo das regiões oceânicas e no desenvolvimento de práticas sustentáveis que preservem os ecossistemas marinhos.
Este projeto científico-tecnológico destacou-se de entre um conjunto de 15 finalistas. Ganhou um prémio de dois mil euros e uma viagem a Boston, nos Estados Unidos da América.
Ainda na semana passada, Carolina Silva, Lénia Santos e Mariana Meireles, alunas de 12.º ano do curso de ciências e tecnologias, orientadas pelo professor Jordão Costa, foram as melhores do país no concurso, promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática, “O que é a Matemática?”, categoria de Ensino Secundário – modalidade Analógico