De acordo com os contactos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Observatório Meteorológico do Funchal e associado à depressão FILOMENA, prevê-se um agravamento geral do estado do tempo em todo o Arquipélago da Madeira, em particular desde o início da próxima madrugada, até ao fim da tarde de sexta-feira.
Assim, prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser temporariamente fortes, acompanhados de trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
O vento será em geral forte com rajadas da ordem dos 75 km/h nas regiões costeiras e em Porto Santo e 110 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.
O período mais crítico será entre o fim da tarde do dia 7 (quinta-feira) e o meio dia do dia 8 (sexta-feira). Entre o fim da manhã do dia 7 (quinta-feira) e o dia 8 (sexta-feira) ao fim da tarde, na costa norte e em Porto Santo, ondas de 4 a 5 metros, sendo que entre o início da noite do dia 7 (quinta-feira) e o início da manhã do dia 8 (sexta-feira), as ondas poderão chegar aos 5 a 6 metros, com picos de 10 a 12 metros.
Colocando toda a região em alerta amarelo, o IPMA eleva para laranja o alerta na costa Norte, onde se prevê períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados de trovoada.
Tal como destacado, as condições do mar agravam para laranja o aviso.
Nas zonas montanhosas da Madeira, há igualmente um aviso laranja por causa da chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados de trovoada, com o vento forte de norte/nordeste, com rajadas até 120 km/hora