No comunicado de hoje daquela entidade é adiantado que, em São Miguel, todos os novos casos "são em contexto de transmissão comunitária" e os seis novos casos diagnosticados no Faial, "alocados à freguesia das Angústias", foram detetados "no âmbito do rastreio à chegada dos tripulantes de uma embarcação estrangeira".
Em São Miguel os novos casos foram detetados nos concelhos de Vila Franca do Campo (sete), Ponta Delgada (seis), Ribeira Grande (seis) e Lagoa (um).
Os novos casos resultam de 2.350 análises realizadas em laboratórios de referência da região e outras três análises realizadas em laboratório privado, não convencionado, de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores.
Recuperaram da doença nove pessoas, todas em São Miguel, sendo quatro no concelho de Ponta Delgada e cinco no concelho do Nordeste, é acrescentado na nota.
Hoje há menos um doente hospitalizado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde estão internadas 14 pessoas, quatro das quais em Unidade de Cuidados Intensivos, menos três do que na quarta-feira.
A região regista hoje 360 casos ativos de covid-19, sendo 351 em São Miguel (71 no concelho de Ponta Delgada, 160 em Vila Franca do Campo, 52 na Ribeira Grande, 38 no concelho do Nordeste, 26 no concelho da Lagoa e quatro no concelho da Povoação), seis no Faial (concelho da Horta), dois na Terceira (ambos no concelho de Angra do Heroísmo) e um nas Flores, no concelho de Santa Cruz.
Existem presentemente 1.363 vigilâncias ativas.
C/Lusa