Já o caso diagnosticado na Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo, é de um viajante não residente, com análise positiva ao 6.º dia.
Há ainda 19 recuperações, todas em São Miguel (14 em Ponta Delgada, duas na Ribeira Grande, uma em Vila Franca do Campo e duas no Nordeste).
A Autoridade de Saúde Regional confirma, depois de terminada a investigação epidemiológica e as análises de 6.º dia aos contactos próximos, que a infeção pelo novo coronavírus recentemente detetada em Santa Maria não se trata de um novo caso, mas antes da presença “de restos virais da primeira infeção, sem capacidade infecciosa”.
“Assim, o caso é considerado como comprovada infeção anterior e esta ilha deixa de contar casos ativos”, esclarece a autoridade.
Houve também um aumento de três internamentos devido à Covid-19, passando agora para 10 pessoas hospitalizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, duas das quais um Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Os Açores têm atualmente 264 casos positivos ativos, sendo 263 em São Miguel (75 no concelho de Ponta Delgada, 104 em Vila Franca do Campo, 45 no concelho do Nordeste, 23 na Ribeira Grande, 12 no concelho da Lagoa, e quatro no concelho da Povoação) e um na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.
Em São Miguel, estão em nível de médio risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em alto risco estão os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo.
As medidas de contenção da pandemia para cada um destes níveis entraram em vigor às 00:00 de hoje.
Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de muito baixo risco.
Existem cinco níveis de risco: muito baixo (menos de 25 casos por 100 mil habitantes), baixo (entre 25 e 49 casos por 100 mil habitantes), médio (entre 50 a 74 casos por 100 mil habitantes), médio alto (entre 75 e 99 casos por 100 mil habitantes) e alto (mais de 100 casos por 100 mil habitantes).