No seu comunicado diário, a Autoridade de Saúde açoriana adianta que em São Miguel, dos 13 novos casos diagnosticados, "um refere-se a um passageiro, não residente" no concelho de Ponta Delgada, "com resultado positivo à chegada".
Os restantes casos são referentes a transmissão comunitária, com o concelho da Ribeira Grande a registar hoje oito novos doentes (cinco em Rabo de Peixe, um na Maia, um na Conceição e um na Ribeirinha).
No concelho de Ponta Delgada há dois novos casos (um na Fajã de Baixo e um em São Sebastião) e na Lagoa há três novos doentes com covid-19 (um em Santa Cruz e dois em Água de Pau).
Já na Terceira, os oito casos referem-se "viajantes, não residentes, com resultado positivo à chegada, provenientes de um navio, com entrada pelo porto da Praia da Vitória", é referido no comunicado.
A Autoridade de Saúde dos Açores adianta que "após verificação epidemiológica", apurou-se que "os dois casos positivos por aferir", nos últimos dois dias, são de dois tripulantes de um navio cargueiro, encontrando-se os doentes "internados no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira".
Quanto ao novo caso diagnosticado no Faial, na freguesia de Castelo Branco, concelho da Horta, refere-se "a um viajante, residente, com resultado positivo à chegada", acrescenta ainda a Autoridade de Saúde Regional, indicando que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 2.608 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.
Também nas últimas 24 horas, 48 pessoas recuperaram da doença na ilha de São Miguel.
Hoje estão internados 12 doentes (mais três do que na segunda-feira), dos quais 10 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (São Miguel), e dois no Hospital de Santo Espírito da Terceira, mas nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.
O arquipélago conta atualmente com 320 casos ativos de covid-19, sendo 308 em São Miguel, 10 na Terceira e dois no Faial.
Não há cadeias de transmissão local ativas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.964 casos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.477 pessoas e falecido 33.
A Autoridade de Saúde Regional refere ainda que, desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho, "foram administradas nos Açores 170.906 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 101.900 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 69.006 pessoas com ambas as doses", no âmbito do Plano Regional de Vacinação.