Após o temporal, a Norte da Madeira, de 25 de dezembro, e de todos os esforços desenvolvidos por várias entidades “todas as acessibilidades estão repostas, exceto no Lombinho, onde estão a ser feitos todos os esforços para a sua abertura automóvel amanhã”, destaca em comunicado a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas.
Diz a nota que “os acessos abertos estão condicionados, pelo que o Governo Regional pede precaução aos condutores, já que ainda prosseguem trabalhos de limpeza e alguns troços estão fragilizados”.
Os trabalhos de limpeza irão continuar e, posteriormente, será feita uma avaliação mais intensiva dos danos refere a secretaria regional respponsável pelas operações de remoção dos grandes detritos.
"Todas as entidades envolvidas na recuperação destas freguesias estão a desenvolver esforços para que a normalidade seja reposta o quanto antes. Todavia, pede-se à população que circule nas estradas ainda condicionadas apenas em caso de extrema necessidade", alerta o governo.
Destaque-se que o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou as várias freguesias afetadas, incluindo São Jorge e Arco de São Jorge.
A Empresa de Eletricidade da Madeira já restabeleceu a energia elétrica a todas as localidades que haviam sido afetadas, desde hoje de manhã.