"Há voos cancelados da TAP, easyJet, Aerovip (que faz as ligações inter-ilhas), Arke Fly e Edelweiss Air", disse a mesma fonte.
No entanto, as abertas na intensidade do vento permitiram a aterragem de oito aviões de diversos destinos, sendo que apenas um é do espaço nacional, no caso a ligação dos Açores, proveniente de Ponta Delgada.
De acordo com as informações prestadas, "de momento (14:00 horas) não há aviões desviados para outros aeroportos".
Várias companhias aéreas optaram por fazer transportar os passageiros do Porto Santo para a Madeira por barco. O navio Lobo Marinho vai fazer uma viagem às seis da tarde, com muitos turistas que já não fazem o trajeto de avião.
Hoje, o aeroporto Cristiano Ronaldo tinha a previsão de 43 movimentos, mas o vento forte com rajadas que já atingiram os 93 km/h – de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) – deverão continuar até "amanhã [sexta-feira] às seis da manhã".
O IPMA tem ativo um aviso amarelo até sexta-feira às 11:59 horas para o vento forte do quadrante norte, com rajadas até 80 km/h, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira.
A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para agitação marítima forte, má visibilidade e vento, recomendando aos "proprietários ou armadores das embarcações para que tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adoção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração".
Recomenda ainda "à população que adote medidas de autoproteção na orla costeira em função do vento forte que se verifica".
LUSA