A Internet foi inventada há 30 anos pelo cientista britânico Tim Berners-Lee, que para assinalar a data vai realizar uma viagem de 30 horas, começando em Genebra e terminando em Lagos, na Nigéria.
O dia arranca com um evento no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra, às 08: locais (07:00 em Lisboa), onde Berners-Lee se junta a Robert Cailliau, engenheiro informático autor do primeiro sistema de hipertexto, e a outros pioneiros e especialistas da ‘web’ para discutir os desafios e oportunidades de tecnologias inovadoras, passadas, presentes e futuras.
A digressão de 30 horas acaba na quarta-feira em Lagos, na Nigéria, onde o cientista britânico vai visitar o Centro de Capacitação Tecnológica das Mulheres [Women’s Technology Empowerment Center] e o Centro de Co-Criação (CcHub).
Tim Berners-Lee, cuja ideia em 1989 de um "sistema de gestão descentralizada de informação" resultou na criação da ‘World Wide Web’, lançou 20 anos depois a Fundação Web, uma organização que promove o desenvolvimento e acesso à Internet no mundo.
Para assinalar o aniversário da Internet, Berners-Lee divulgou na segunda-feira uma carta aberta em que apela para um esforço coletivo para fazer da ‘web’ uma "força do bem".
LUSA