Uma campanha da responsabilidade da secretaria regional de Mar e Pescas, através da direção regional de Pescas e direção regional do Mar, no âmbito do projeto OceanLit.
Desde o início da formação, em setembro de 2021, os pescadores já trouxeram para terra uma tonelada de lixo, incluindo redes, cabos e boias. Nas seis sessões de formação e sensibilização realizadas entre setembro de 2021 e a presente data, participaram 42 profissionais das pescas, pescadores e armadores, e 32 colaboradores da direção de serviços de Lotas e Entrepostos, num total de 74 pessoas.
É a primeira vez que a secretaria regional de Mar e Pescas e as duas direções regionais, a do Mar e das Pescas, levam a cabo ações de formação/sensibilização para pescadores, mestres e armadores, com enfoque na recolha do lixo que é produzido a bordo das embarcações, mas também para aquele que é encontrado no mar.
Estas ações, ministradas pela própria diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, por Pedro Delgado, responsável das Lotas e Entrepostos, e Maria João, da direção regional das Pescas, vão culminar com a entrega da “bandeira aderente” às embarcações que integrem o projeto OceanLit.