O Papa Francisco expressou hoje a sua proximidade com as pessoas afetadas pelo mau tempo que atingiu várias partes de Espanha, especialmente em Valência, e que fizeram pelo menos 95 mortos e inúmeros desaparecidos.
O papa Francisco encerrou hoje o Sínodo, a “cimeira” de bispos e leigos de todo o mundo reunida no mês passado no Vaticano, apelando a uma Igreja que “não fique parada”, mas que “acolha o grito da humanidade”.
O líder da Igreja Católica, o Papa Francisco, defendeu que não se pode “fechar a porta aos migrantes”, depois de um tribunal italiano ter obrigado ao regresso dos migrantes detidos num campo de internamento albanês.
Num ato de fé, pedem proteção, saúde e paz no mundo.
O Papa Francisco pediu hoje respeito pelas forças de manutenção de paz das Nações Unidas no Líbano, após os recentes ataques israelitas de que foram alvo, e apelou uma vez mais a um cessar-fogo no Médio Oriente.
Os conflitos armados estiveram em destaque hoje, no Santuário de Fátima, na peregrinação internacional de outubro, com os fiéis a rezarem pelo final da guerra.
São esperados milhares de participantes nas celebrações desta noite e amanhã de manhã.
O antigo bispo do Funchal, Francisco Santana, faria cem anos. Iniciou funções na Madeira em 1974 e ficou conhecido pela intensa atividade junto dos jovens e pela ação política.
O Santuário de Fátima vai registar a presença de 181 grupos organizados de fiéis oriundos de 31 países na peregrinação internacional aniversaria de hoje e domingo.
Quase 20 anos após a sua morte e mais de 24 após a sua última passagem pelo Santuário de Fátima, são muitos os peregrinos que não esquecem o Papa João Paulo II, o “Papa de Fátima”, como muitos o apelidam.
Milhares de peregrinos são esperados hoje e domingo em Fátima, para a última grande peregrinação do ano ao santuário, cujas cerimónias são presididas pelo arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner.
Uma tradição secular que os fiéis fazem questão de cumprir.
Grupos de peregrinos de 22 países estão já inscritos para a Peregrinação Aniversária Internacional de 12 e 13 de outubro a Fátima, anunciou hoje o santuário.
O Papa Francisco convocou para segunda-feira, dia 7 de outubro, uma jornada de oração e jejum pela paz no mundo, precisamente um ano depois do ataque do grupo islamita palestiniano Hamas contra Israel que desencadeou a guerra em Gaza.
O Papa Francisco denunciou hoje a “terrível escalada” da violência no conflito entre Israel e o movimento xiita Hezbollah no Líbano, qualificando-a de inaceitável, e apelou à comunidade internacional para fazer todos os esforços para encerrar o conflito.
O Santuário de Fátima vai ser o centro da iniciativa mundial da Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre), que no dia 18 de outubro pretende ter mais de um milhão de crianças a rezar o terço pela paz.
O Papa cancelou hoje a agenda do dia devido a um "estado gripal leve" e como medida de precaução tendo em conta a próxima visita ao Luxemburgo e à Bélgica, anunciou o Vaticano.
A PSP na Madeira informou os acidentes que ocorreram na Região de 13 de setembro a 19 de setembro.
O Papa Francisco lamentou hoje que a Igreja Católica seja ainda demasiado eurocêntrica, ou ocidental, numa reflexão sobre a recente viagem à Ásia e à Oceânia, que incluiu Timor-Leste e Indonésia.
O reitor do Santuário de Fátima alertou hoje a Comissão Episcopal de Liturgia para a urgência da fixação das orações principais e dos ritos litúrgicos em Língua Gestual Portuguesa para aumentar a participação de pessoas surdas na Igreja.