Foram confirmados, oficialmente, 18 casos da nova estirpe do vírus na Madeira, de viajantes oriundos do Reino Unido.
A data chegou a ser dada como certa, mas acabou por não se confirmar. As primeiras 9750 vacinas para a Madeira não chegaram à Região e podem só vir na próxima quarta-feira.
Há dúvidas sobre se o trajeto do lote é direto desde Amsterdão ou se fazem uma paragem em Lisboa. Os frigoríficos que a Região adquiriu estão preparados e o processo está montado.
Os primeiros serão os profissionais de saúde e os idosos. A Região quer vacinar 50 mil pessoas numa primeira fase, para obter uma imunidade de grupo.
A nova estirpe do SARS-COV-2 pode complicar as coisas, até porque a transmissibilidade desta variante do vírus é maior. A Madeira identificou quase duas dezenas de casos. Os primeiros em Portugal.
Miguel Albuquerque confirmou ainda a informação avançada pela RTP de que dois turistas ingleses recusaram fazer o teste no aeroporto.
Albuquerque garante que a saúde pública estará sempre em primeiro lugar. O aviso serve para quem não quiser cumprir com as regras, quer nos testes, quer no tempo obrigatório de isolamento.