Na sequência do surto de covid registado no Lar do Vale Formoso, o Governo Regional determinou o “reforço do efetivo de colaboradores, com 6 assistentes operacionais e um técnico superior, oriundas dos centros de dia e convívio e Centros Comunitários (aguardam testes para iniciar funções). Haverá ainda um reforço de um médico, a tempo inteiro, a partir desta segunda-feira”.
Todas as medidas previstas no Plano de Contingência estão acionadas, de forma a assegurar a continuidade da prestação de cuidados aos utentes e proteção dos mesmos e, igualmente, dos colaboradores.
Todos os idosos ficaram nos seus quartos a cumprir isolamento profilático com máscara.
Os colaboradores infetados ficaram em isolamento profilático e os utentes residentes foram isolados profilaticamente.
De imediato, o ISSM, IP-RAM encetou contacto com todos os familiares dos utentes residentes a informar do estado de cada um, tendo os mesmos demonstrado total compreensão.
Foi feita a requisição de estadias em Unidade Hoteleira do Funchal para acolher os colaboradores no período de descanso entre turnos, evitando que os mesmos regressem ao domicílio, protegendo os seus familiares.
Está em curso, em estreita articulação com a Direção Regional de Saúde, a monitorização e testagem exaustiva a toda a rede de contactos identificada, com ligação a estes casos positivos.