Herberto Jesus veio esta noite ao Telejornal da RTP Madeira esclarecer algumas dúvidas.
Para já foi revelado que as viagens marítimas só são retomadas a 1 de março, pois a tripulação do Lobo Marinho cumpre um período de quarentena.
Para viajar entre as duas ilhas vai ser preciso ter um teste negativo, com o Diretor Regional de Saúde a garantir que o Porto Santo será sempre uma ilha segura a partir da obrigação da realização de testes.
Desmentindo que a Madeira esteja a testar menos, o médico responsável pela Autoridade de Saúde revelou que a Região realizou cerca de trezentos mil testes PCR na ilha, a que se juntam outros 150 mil feitos pelos laboratórios sedeados no continente.
Garantindo que a Região sempre testou os casos suspeitos associados a sintomas e aos contatos, o Diretor Regional de Saúde explica que a redução diária no número de testes processados pelo laboratório do SESARAM é explicada pela diminuição muito significativa de desembarques no aeroporto.
Com subtileza Herberto Jesus não fala de alteração do plano de vacinação, a exemplo do que acontece a nível nacional, mas anunciou que os doentes com patologia associada com mais de 50 anos vão ser vacinados nesta fase, existindo uma clara prioridade aos idosos, em detrimento dos efetivos das forças de segurança ou de bombeiros.
Uma alteração justificada, também, pela circunstância de 500 bombeiros já terem sido vacinados e de 17% do efetivo da PSP também.
A entrevista foi conduzida pela jornalista Tânia Spinola.