O grupo parlamentar do PS na Assembleia da Madeira defendeu hoje a necessidade de transferir o problema das 600 altas problemáticas registadas na região da área da Saúde para a Segurança Social, visando uma eficaz resolução.
Em conferência de imprensa, a deputada Sofia Canha sublinhou que esta situação é preocupante e precisa de “respostas urgentes”, porque representa um custo anual de 40 milhões ao Orçamento Regional para a Saúde, tendo um custo diário de 211 euros cada cama hospitalar e 60 euros no caso de um lar.
“As poupanças obtidas na Saúde ao transferir-se os casos de altas problemáticas para a Segurança Social permitiriam dar respostas mais eficazes aos idosos e às suas famílias e haver poupanças no Orçamento Regional”, declarou.
O PS/Madeira também sustentou ser necessário um investimento nos cuidados continuados e em estruturas adequadas, articulando as áreas da Saúde e dos Assuntos Sociais em permanência, insistindo no investimento em respostas residenciais concelhias para idosos e dando condições financeiras aos cuidadores não formais.
LUSA