O coordenador regional do PCP Madeira, Edgar Silva, apelou hoje à realização de "um grande debate" sobre o litoral e a orla costeira do arquipélago da Madeira, face ao que considera falta de ordenamento por parte do Governo Regional.
"É neste quadro, em que se colocam deveres urgentes de mobilização da cidadania e de responsabilidade política, que o PCP decide apelar à realização de um grande debate sobre o litoral e a orla costeira. Queremos que, neste debate em defesa do interesse público, se considerem os crimes cometidos pela governação no litoral, e que sejam assumidos compromissos quanto a medidas de salvaguarda ambiental da frente mar, do mar e da orla costeira", defendeu Edgar Silva.
Numa conferência de imprensa sobre "os crimes cometidos" pelo Governo Regional no litoral, Edgar Silva denunciou o projeto que o executivo prepara para lançar no concelho de São Vicente.
"Veja-se o já anunciado para a orla costeira na frente mar de São Vicente, onde o Governo Regional se prepara para esbanjar outros milhões de euros num atentado que tem o pomposo nome de ‘Projeto de Requalificação Urbana de São Vicente’. Recorrendo a fundos europeus e a outras fontes de financiamento, o Governo Regional é corresponsável pelo despejo de 2,6 milhões de euros para desfigurar, mar adentro, mais um segmento do litoral", disse.
Para o coordenador regional do PCP, "o litoral da Região Autónoma da Madeira está sujeito a mandos e a desmandos que envergonham a democracia e descredibilizam a governação nesta Autonomia", devido "à ausência de uma estratégia regional para o litoral e pela gravíssima e imperdoável falta de ordenamento da orla costeira, onde se assiste a inúmeros casos de destruição – com elevadíssimos encargos para o erário público – em equipamentos e infraestruturas instaladas na orla costeira".
Edgar Silva realça também que os "desmandos" no litoral também se fazem sentir "em prejuízos ecológicos e em incidências ambientais de grande alcance negativo para a Região", concluindo que o seu litoral insular "é demasiado importante para que continue a ser gerido ao sabor dos persistentes vícios de ocupação e uso".
O Governo Regional da Madeira anunciou em fevereiro um projeto de requalificação urbana da frente mar em São Vicente, que prevê o alargamento da marginal, aumento do estacionamento e construção de passeios para peões.
LUSA