O presidente do Governo Regional está, nesta manhã, no Porto Santo, onde está a assistir ao início da vacinação contra a COVID-19, naquela ilha.
Recorde-se que a primeira leva de vacinas – 9750 doses – chegou quarta-feira à noite à Região e será administrada fundamentalmente aos profissionais de saúde que estão na linha da frente e da Proteção Civil, sendo posteriormente alargada aos utentes dos lares e encarregados dos lares por se tratar de área muito vulnerável.
No Porto Santo, em ato que está já a ter lugar no Centro de Saúde local, a prioridade também vai para os que atuam na linha da frente na prevenção e combate à pandemia. Tratam-se de 30 profissionais.
Acrescente-se que está prevista para fevereiro a chegada de um novo lote de 14.625 vacinas da Pfizer, havendo ainda a possibilidade de reforço de lotes com vacinas da Astrazeneca e da Moderna.
Miguel Albuquerque considerou que essa é uma medida bem aceite pela população “e será uma forma de salvaguardarmos a não difusão da pandemia aqui. É uma medida preventiva muito importante”, disse, adiantando que não será necessário o teste à chegada.
O presidente do Governo, por outro lado, voltou a apelar à população no sentido de manter o cumprimento escrupuloso das medidas em vigor, sobretudo no que respeita ao cumprimento do isolamento profilático por parte dos estudantes e emigrantes até ser conhecido o resultado do 2º teste PCR.