Política

Montenegro diz que adora debates e só não haverá devido ao adversário
O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro afirmou hoje que nunca recusou debates, que diz adorar, e imputa a responsabilidade de não se realizarem nesta campanha interna ao seu adversário Jorge Moreira da Silva.

Moreira da Silva rejeita estar em desvantagem na Madeira em relação ao adversário
O candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva rejeitou hoje estar em desvantagem na Madeira em relação ao adversário, que tem o apoio de Miguel Albuquerque, defendendo que tem já “30 anos demonstrados de afinidade com a região”.

Costa manifesta apoio de Portugal à entrada da Roménia na livre circulação europeia
O primeiro-ministro manifestou hoje o apoio de Portugal à entrada da Roménia no espaço Schengen, de livre circulação europeia, e defendeu sinergias entre os dois países da execução dos respetivos planos de Recuperação e Resiliência (PRR).

Cinco membros da embaixada portuguesa expulsos da Rússia
Cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo receberam hoje ordem de expulsão da Rússia, na sequência do que tem acontecido com outros países europeus durante esta semana, medida que o Governo português já repudiou, divulgou a diplomacia portuguesa.

Costa visita hoje tropas portuguesas na Roménia antes das etapas de Varsóvia e Kiev
O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje o contingente militar português em missão da NATO na Roménia, antes de partir para Varsóvia, onde se deslocará a um campo de refugiados ucranianos, e depois para Kiev.

Xanana Gusmão «fura» agenda e encontra-se com Presidente português
O líder histórico timorense Xanana Gusmão e o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, abraçaram-se hoje efusivamente, trocando beijos no rosto, no início de um encontro entre ambos em Díli.

PCP insta Governo a apresentar soluções para refugiados
O PCP questionou hoje a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que tem a tutela das migrações, sobre que soluções estão a ser equacionadas para resolver as situações de refugiados ucranianos na iminência de despejo.

Cerca de 1000 portugueses em situação de pobreza extrema na Venezuela (áudio)
Há cerca de 1000 portugueses, na sua maioria madeirenses, em situação de pobreza extrema e até sem-abrigo na Venezuela. O número elevado surpreendeu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que nos últimos cinco dias visitou aquele país. Numa entrevista à Antena 1 logo após o regresso a Portugal, Paulo Cafofo não esconde a preocupação com o que encontrou na Venezuela.

Costa hoje em Bucareste e quinta-feira visita tropas portuguesas na Roménia
O primeiro-ministro chega hoje à noite a Bucareste, encontrando-se na quinta-feira com os militares portugueses em missão da NATO na Roménia, e segue depois para a Polónia, onde na sexta-feira visita um campo de refugiados ucranianos.

Finlândia e Suécia entregam candidaturas à adesão em dia «histórico»
Os embaixadores da Finlândia e da Suécia junto da NATO entregaram hoje de manhã os pedidos de adesão dos dois países à organização, no que o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, classificou como um momento “histórico”.

PCP reivindica revisão dos subsídios às produtoras para acabar com rendas excessivas
O secretário-geral do PCP reivindicou hoje uma “revisão completa” dos incentivos e subsídios atribuídos às empresas produtoras de eletricidade para acabar com “qualquer tipo de rendas excessivas” ou receitas indevidas e para responder “a estrangulamento estruturais”.

Bombeiros profissionais com salário de sapador (vídeo)
No próximo ano, deve haver uma equiparação do salário dos bombeiros profissionais das associações humanitárias ao vencimento dos bombeiros sapadores. Foi um assunto que dominou a reunião do secretariado regional da Madeira da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais com o Serviço Regional de Proteção Civil.

PCP apresentou 19 propostas de alteração (vídeo)
O PCP diz que o Orçamento do Estado é negativo para a Madeira e apresentou 19 propostas de alteração através do grupo parlamentar na Assembleia da República. Uma tem a ver com o subsídio de mobilidade que o partido quer ver alterado no imediato para que os madeirenses possam pagar à partida os 86 euros

CDS destaca aposta na inovação e digitalização (vídeo)
O CDS destacou hoje a visão de futuro e a aposta do governo regional na área da inovação e da digitalização. O grupo parlamentar visitou a ACIN, na Ribeira Brava.

PS acusa governo de esquecer o mar (vídeo)
O Partido Socialista acusa o governo regional de não ter como prioridade o setor do mar na gestão dos apoios da União Europeia. Sérgio Gonçalves diz que o governo não pode culpar a República pela falta de verbas para a renovação da frota pesqueira.

Concertação dos deputados é positiva para a Madeira (vídeo)
O economista Maximiano Martins aplaude o esforço de concertação feito pelos deputados da Madeira com o governo da República para garantir o futuro do CINM e os apoios necessários à construção do novo hospital. O comentador da RTP Madeira censura, contudo, que o PSD-Madeira avance com novas alterações ao orçamento de Estado sem negociar com ninguém e sem garantias que a bancada do PSD apoia

Pedro Calado é o novo presidente da Comissão Política da Concelhia do Funchal
José Luís Nunes e Pedro Gomes são os vice-presidentes.

IL pede a Costa documento com posição sobre metadados enviada a Bruxelas em 2021
A Iniciativa Liberal (IL) pediu hoje ao primeiro-ministro que disponibilize à Assembleia da República o documento com a posição oficial sobre conservação de metadados que o Governo terá enviado a pedido da Comissão Europeia em 2021.

Moreira da Silva tem «ambição de vencer todas as eleições» e com maioria absoluta na Madeira e Açores
O candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva inscreveu na sua moção a “ambição de vencer todas as eleições” até às legislativas de 2026, e aponta como meta ter maioria absoluta quer na Madeira, quer nos Açores.

Governo Regional prevê investir 136 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência
O Governo Regional prevê investir 136 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência para apoiar 1.400 famílias na habitação. Segundo a empresa Investimentos Habituais, deverão ser construídos 783 fogos até 2026.