Política

Bombardeamento de maternidade é «crime de guerra odioso»
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou hoje como “um crime de guerra odioso” o bombardeamento pelas forças russas de uma maternidade e de um hospital pediátrico em Mariupol, no leste da Ucrânia.

Ucrânia admite não entrar na NATO se for garantida segurança do país
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia assegurou hoje que o país está disposto a ficar fora da NATO desde que a ONU, incluindo a Rússia, garanta um quadro de segurança tão eficaz como o fornecido pela Aliança Atlântica.

ONU regista 549 mortos e 957 feridos entre a população civil
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 549 mortos e 957 feridos entre a população civil até quarta-feira, segundo dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

«Se não há alunos deve haver menos escolas» (áudio)
O assunto foi defendido pelo PSD na Assembleia Legislativas, num plenário onde o PS defendeu a aplicação de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência no setor primário.

Aulas de português para 50 ucranianos (áudio)
Meia centena de ucranianos retidos na Madeira, devido à invasão russa, iniciaram esta manhã as aulas de português.

UE já mobilizou 145 toneladas de ajuda essencial
A União Europeia (UE) já mobilizou 145 toneladas com 85 milhões de artigos de ajuda essencial para a Ucrânia, avaliados em mais de 100 milhões de euros, disse hoje uma fonte comunitária à agência Lusa.

Lavrov diz que hospital bombardeado em Mariupol era base de extremistas ucranianos
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, justificou hoje o bombardeamento de um hospital pediátrico na cidade ucraniana de Mariupol devido ao facto de o edifício servir de base para um grupo de extremistas ucranianos.

«Países que armam Kiev são responsáveis por ações perigosas»
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, avisou hoje os países que estão a fornecer armas à Ucrânia para combater a Rússia de que serão responsabilizados pelas suas ações, que considerou perigosas.

Rússia continuará a atacar até exigências serem atendidas
A Rússia transmitiu hoje ao Governo ucraniano que continuará a atacar até que as suas exigências sejam atendidas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, após um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Falta de progressos sobre cessar-fogo de 24 horas
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, lamentou hoje a falta de progresso sobre um cessar-fogo no seu país nas negociações com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, que decorreram no sul da Turquia.

Reino Unido anuncia sanções a mais oligarcas russos
O governo britânico anunciou hoje novas sanções contra sete oligarcas russos, incluindo o dono do Chelsea, Roman Abramovich, e o antigo sócio, Oleg Deripaska, com o congelamento de bens e proibição de viagens.

Rússia anuncia que vai deixar de participar no Conselho da Europa
O Governo russo anunciou hoje que vai deixar de participar no Conselho da Europa e acusou os países da União Europeia (UE) e da NATO de minarem o organismo.

Falta de voos preocupa comunidade na África do Sul (áudio)
Insegurança e falta de voos da TAP estão à cabeça das preocupações da comunidade portuguesa na África do Sul.

Ribeira Brava apoia idosos (vídeo)
A Câmara da Ribeira Brava já apoia perto de 500 idosos do concelho na compra de medicamentos, fraldas e no pagamento de exames complementares. Na reunião de câmara desta quarta-feira foram aprovadas mais algumas candidaturas. A oposição perguntou sobre a fusão de escolas já anunciada para o próximo ano, no concelho, mas ficou sem resposta.

Sindicato pede aumento da tabela salarial (vídeo)
O Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços pede a demissão da Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania. Os sindicalistas querem um aumento na tabela salarial na ordem dos 5 por cento.

17 adultos feridos em ataque russo a hospital pediátrico em Mariupol
Pelo menos 17 adultos ficaram feridos no bombardeamento de hoje a um hospital pediátrico em Mariupol, no sudeste da Ucrânia, pelas forças russas, segundo fonte oficial que adiantou não haver até agora registo de crianças entre as vítimas.

Fim dos passaportes dourados e controlo dos vistos gold
O Parlamento Europeu exigiu hoje o fim dos regimes de cidadania pelo investimento, os passaportes dourados, e uma regulamentação mais apertada dos regimes de residência, os vistos ‘gold’, vincando que ambos não devem ser concedidos a oligarcas russos.

Escola recebe sismógrafo no mês da Proteção Civil (áudio)
A partir de hoje, a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, tem ao seu dispor um sismógrafo.

UE disponível para enviar equipamento para manter telecomunicações operacionais
Os Estados-membros da União Europeia (UE) manifestaram-se hoje disponíveis para fornecer equipamento informático e de telecomunicações à Ucrânia para manter os serviços operacionais no país e assegurar o funcionamento do governo, apelando ainda à cooperação do setor privado.