Política

Calheta recebe 7.500 toneladas de areia amarela (vídeo)
São 7 mil e 500 toneladas de areia amarela para a praia da Calheta. A operação de reposição de areia iniciou-se hoje e deverá ficar concluída amanhã. A Câmara Municipal investiu 570 mil euros não apenas para a areia mas também para trabalhos de reparação da praia

PS defende a abolição das quotas dos professores (vídeo)
O PS defende a abolição das quotas dos professores que pretendem aceder ao 5.º e 7.º escalão. O partido esteve reunido esta segunda-feira com o Sindicato Democrático dos Professores.

CDU denuncia discriminação nos direitos laborais (vídeo)
A CDU esteve no Santo da Serra para denunciar aquilo a que chama de discriminação nos direitos laborais dos funcionários do Centro de Abate da Região. A coligação diz que é inacreditável que na mesma empresa existam trabalhadores com estatuto de funcionários públicos e outros com o estatuto do sector privado.

PSD suspeita que residência universitária não se concretize (vídeo)
O PSD receia que a construção da residência universitária não se concretize. Os deputados na Assembleia da República diz que tudo depende da celebração do contrato final com o governo da República

Jardim espera que Rui Fontes se demita (vídeo)
Alberto João Jardim espera que Rui Fontes e os outros dirigentes do Marítimo se demitam, dando lugar a gente nova, com outras qualidades. O ex-governante não se mostrou surpreendido pela despromoção, pois considera que o clube foi sendo gerido como uma associação recreativa, responsabilizando os sócios que elegeram Fontes, para derrubarem Carlos Pereira, como os principais responsáveis pela situação do Marítimo.

PSD receia que construção de residência universitária prometida por Costa não se concretize (áudio)
Os deputados social-democratas da Madeira na Assembleia da República receiam que a construção da residência universitária em São Roque, prometida pelo governo de António Costa, não se concretize. Dinis Ramos, deputado do PSD, considera a obra importante para a internacionalização da Universidade da Madeira.

Consulado virtual com acesso a serviços administrativos
O projeto consulado virtual, um canal digital da rede consular portuguesa, entrou em vigor para facilitar o acesso a serviços administrativos por portugueses no estrangeiro, "24 horas por dia e sete dias por semana", anunciou hoje o Governo.

Madeira atribui Insígnia Autonómica de Bons Serviço à FAP (vídeo)
A Força Aérea Portuguesa transportou no ano passado, 312 doentes do Porto Santo para a Madeira. Este trabalho foi hoje reconhecido pelo governo regional, através da atribuição da Insígnia Autonómica de Bons Serviços.

Albuquerque pondera reforço de 400 mil para Marítimo e Nacional (vídeo)
O presidente do governo regional diz que não é politicamente aceitável meter mais dinheiro no futebol profissional. O máximo que pode acontecer é o Marítimo e o Nacional receberem cada um mais 400 mil euros, que é a verba que o Marítimo perde com a descida à Segunda Liga do futebol português.

Governo Regional admite uma redistribuição dos apoios ao desporto da Madeira (áudio)
Com a descida à II liga, o Marítimo vai receber menos financiamento. Em vez do valor atual de um milhão e 799 mil euros, o emblema verde-rubro vai ter direito a 850 mil euros. Confrontado com a descida de divisão de outros clubes históricos noutras modalidades, como o CAB, no basquetebol, e o Sports Madeira, no andebol, Jorge Carvalho recusa que exista desinvestimento na política desportiva e lembra que o apoio total este ano é superior a 12 milhões de euro, o maior valor desde 2015.

«Temos que fazer uma reflexão relativamente ao futebol profissional» (áudio)
O líder do Governo Regional admite que é preciso refletir sobre os apoios ao futebol profissional. Miguel Albuquerque admitiu tristeza com a descida do Marítimo à segunda liga de futebol.

Morreu Silvio Berlusconi
O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morreu hoje num hospital em Milão, noticiou a agência italiana ANSA.

Arsenais nucleares operacionais aumentaram
Os arsenais nucleares operacionais de vários países, especialmente da China, aumentaram no ano passado, enquanto outras potências nucleares continuaram a modernizá-los, num contexto de tensões geopolíticas acrescidas, alertaram hoje investigadores.

Moedas acredita que o Papa Francisco vai estar em Portugal (vídeo)
Carlos Moedas acredita que o Papa Francisco vai estar em Portugal na Jornada Mundial da Juventude. O presidente da Câmara de Lisboa diz que não há plano B.

Coimas para quem entrar em percursos pedestres encerrados (vídeo)
O governo regional pondera aplicar coimas a quem entrar em percursos pedestres encerrados. A legislação já em vigor prevê coimas e 250 a 500 euros para pessoas singulares e de 2500 a 10 mil euros para pessoas coletivas. O percurso entre o Pico do Arieiro e o Pico Ruivo encontra-se encerrado devido a uma derrocada. A previsão é que seja reaberto durante esta semana.

Ainda há vestígios da colonia na Madeira (vídeo)
Ainda há vestígios da colonia. Há casos em que um determinado terreno em nome do senhorio e em nome do colono, o que dificulta as decisões jurídicas. A colonia esteve em debate na Assembleia Legislativa

Comunidade portuguesa na Argentina pede urgente reforço consular
A comunidade portuguesa na Argentina pediu à ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, de visita a Buenos Aires, que sensibilize o Governo sobre a necessidade urgente de reforços consulares na Embaixada de Portugal.

Ex-Primeira Ministra da Escócia detida em investigação
A ex-primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, foi detida no âmbito de uma investigação sobre as finanças da sua formação partidária, o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês), anunciou este domingo a imprensa britânica.

Moscovo não vê base para negociar com Ucrânia fim da guerra
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não vê atualmente qualquer “base” para a abertura de negociações com a Ucrânia a fim de terminarem com a guerra.

Portugueses reencontraram a esperança e confiança
O ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro, considerou hoje que os portugueses radicados na Venezuela reencontraram a esperança e têm nova confiança no futuro, depois de entre 2017 e 2019 terem passado momentos muito difíceis.