Política

«Cumprirei até ao fim o meu mandato, mas não serei recandidato» (vídeo)
Uma semana após as eleições regionais, Sérgio Gonçalves deu uma conferência de imprensa na sede do partido, onde assumiu que os objetivos do PS foram falhados. O líder do PS disse ainda que não se demite, mas que não é recandidato à liderança socialista.

Governo Regional toma posse dia 17 de outubro às 11h (áudio)
Antes, no dia 11, decorrerá a tomada de posse da Assembleia Legislativa da Madeira, uma cerimónia marcada para as 10h00. Datas confirmadas esta tarde após uma audiência de Miguel Albuquerque no Palácio de São Lourenço, na qualidade de presidente do Governo indigitado.

Orçamento e plano de investimentos da Região serão apresentados no início de 2024 (áudio)
O orçamento e o plano de investimentos da Região para o próximo ano só vão ser apresentados em janeiro ou fevereiro, uma situação excecional, justificada pelo secretário regional das Finança com o facto de ter havido eleições legislativas.

Cosmos contesta acordo de incidência parlamentar entre PSD e PAN (áudio)
A Cosmos contesta o acordo de incidência parlamentar assinado entre o PSD Madeira e o partido Pessoas Animais e Natureza. O presidente da associação de defesa do ambiente, Dionísio Andrade, critica a aliança por considerar que o PAN não salvaguardou várias questões ambientais importantes.

Futuros professores poderão receber até 1.600 euros durante o estágio
Os futuros professores vão voltar a ter estágios remunerados, que podem chegar aos 1.600 euros mensais brutos, segundo uma proposta do Ministério da Educação, que deverá entrar em vigor no próximo ano letivo.

João Cravinho em Kiev para participar em reunião inédita da União Europeia
O ministro João Cravinho está hoje em Kiev, para participar na reunião inédita dos responsáveis pelos negócios estrangeiros dos países da União Europeia, dado que a Ucrânia não faz do bloco comunitário.

Entrou hoje em vigor as alterações à lei da droga (vídeo)
A equiparação das novas drogas sintéticas às drogas clássicas, como a cocaína e a heroína, é consensual mas a nova distinção entre tráfico e consumo divide opiniões.

Rússia convoca 130.000 cidadãos para serviço militar obrigatório
A Rússia iniciou hoje a segunda convocatória para o serviço militar obrigatório, na qual pretende recrutar 130 mil cidadãos entre os 18 e 27 anos e que inclui as regiões ucranianas anexadas de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk.

NATO condena atentado terrorista ocorrido hoje na Turquia
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, condenou o atentado ocorrido hoje próximo do Ministério do Interior na Turquia, e sublinhou o apoio da Aliança a Ancara na luta contra o terrorismo.

Governo turco denuncia atentado terrorista em Ancara
O ministro do Interior da Turquia avançou este domingo que dois «terroristas» levaram a cabo um ataque bombista junto a edifícios do Governo, em Ancara. Um dos responsáveis terá morrido na explosão e o outro foi detido. A reabertura do Parlamento estava prevista para este domingo, depois das férias de verão.

Nova lei da droga que descriminaliza as drogas sintéticas entra hoje em vigor
A nova lei da droga que descriminaliza as drogas sintéticas e faz uma nova distinção entre o tráfico e o consumo dessas novas substâncias, determinando as contraordenações com referência às doses diárias, entra hoje em vigor.

Marcelo considera manifestações «importantes e por uma boa causa»
O Presidente da República considerou que as manifestações que decorreram hoje pelo país contra a crise na habitação são “importantes, por uma boa causa e sinal de que a democracia está viva”.

BE diz que protestos são forma de pressionar Governo, PCP fala em «drama social»
O BE defendeu hoje que as manifestações são uma forma de pressionar o Governo de maioria absoluta do PS a resolver problemas como o da habitação, e o PCP criticou a falta de respostas para este “drama social”.

Participação dos municípios em impostos com reforço de 603 ME em 2024
O primeiro-ministro afirmou hoje que os municípios terão um reforço de 603 milhões de euros (17,6%) no Orçamento do Estado de 2024 devido à participação destas autarquias nos impostos do Estado, como previsto na lei das finanças locais.

Albuquerque diz que vai reunir esforços para tornar o turismo mais atrativo para os profissionais (áudio)
Questionado pelos jornalistas sobre quando é que o novo governa toma posse, Miguel Albuquerque disse que primeiro vai reunir com o representante da república na segunda-feira e só depois fica definida a data. O presidente do governo regional esteve no conservatório escola profissional das artes na entrega de diplomas do ano letivo anterior e voltou a assumir a vontade da madeira ter uma licenciatura em música. O secretário de educação Jorge Carvalho diz que é um processo em andamento

Biden e Trump em campanha antecipada à ‘boleia’ de carros elétricos e sindicato automóvel
O apoio do principal sindicato da indústria automóvel norte-americana e as preocupações dos trabalhadores com a introdução dos veículos elétricos converteram-se em epicentro de uma campanha eleitoral antecipada entre os mais prováveis candidatos presidenciais, Joe Biden e Donald Trump.

Maioria dos partidos prevê instabilidade na nova estrutura governativa (vídeo)
Algumas das forças políticas consideram que a redução de secretarias, encabeçadas pelo CDS, representa o desaparecimento dos centristas.

Albuquerque afirma que não há secretarias do PSD ou CDS (vídeo)
O líder do executivo madeirense reagia ao novo elenco governativo que passa a ter oito secretarias e apenas um elemento indicado pelo parceiro de coligação.

ACIF aceita implementação de taxa turística única para a Madeira (áudio)
A Câmara de Comércio e Indústria da Madeira aceita a implementação de uma taxa turística única para a Madeira, desde que a receita reverta para o investimento turístico. António Jardim Fernandes, vice-presidente da ACIF, explica em que moldes deve ser implementada essa medida.

Dirigentes do PAN queixam-se de «perseguição e condicionamento da liberdade de expressão»
Sete dirigentes nacionais do PAN, críticos da atual liderança, manifestaram hoje uma «profunda indignação» perante a «purga interna» que resultou na suspensão do porta-voz madeirense, queixando-se de «perseguição e condicionamento da liberdade de expressão».