Política
Santos Silva espera que Maduro “compreenda que o seu tempo acabou”
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, afirmou quarta-feira o seu pleno respeito “à vontade inequívoca” mostrada pelo povo da Venezuela e disse esperar que Nicolas Maduro “compreenda que o seu tempo acabou”.
Cuba mostra “apoio e solidariedade” por Nicolás Maduro
O chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, mostrou hoje o seu "apoio e solidariedade" ao homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, depois de o líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, se ter autoproclamado como Presidente interino do país.
Parlamento russo critica Trump por reconhecer Guaidó como Presidente interino
Vários membros do parlamento russo criticaram hoje a decisão do Presidente dos Estados Unidos em reconhecer Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela.
Presidente do Parlamento Europeu reconhece “legitimidade” de Guaidó
O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, reconheceu hoje “legitimidade democrática” ao opositor venezuelano Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino do país, denunciando os “abusos” de Nicolás Maduro que fizeram aquele povo “passar fome e sofrer”.
Maduro diz que justiça “deve atuar” após autoproclamação de opositor como PR
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse hoje que os órgãos da justiça do país devem "atuar de acordo com a lei", após o opositor e líder do parlamento, Juan Guaidó, se ter autoproclamado como Presidente interino.
PSD/Madeira elege luta contra “centralismo de Lisboa” como prioridade
A Comissão Política do PSD/Madeira decidiu hoje que o partido "continuará a lutar contra o centralismo de Lisboa", colocando a "autonomia da Madeira e os interesses dos madeirenses em primeiro lugar".
Colômbia, Canadá, Peru, Equador e Costa Rica reconhecem Guaidó como presidente da Venezuela
Os Governos da Colômbia, do Equador, do Peru, da Costa Rica, do Chile, do Paraguai e do Canadá anunciaram hoje que reconhecem o líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, como “Presidente da Venezuela”.
Cristas pede ao Governo para reconhecer Juan Guaido como Presidente da Venezuela
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu hoje ao Governo, via Faceboock, que reconheça Juan Guaido como Presidente interino da Venezuela, num processo de transição democrática que deve passar por eleições livres, devolvendo a voz aos venezuelanos”.
Guaidó emergiu como o principal rosto para retirar Maduro do poder
Juan Guaidó, de 35 anos, que hoje se autoproclamou Presidente em exercício da Venezuela, assumiu a liderança do parlamento, o último órgão oficial sob controlo da oposição, emergiu como principal rosto do movimento que procura derrubar Maduro do poder.
PR brasileiro reconhece Juan Guaidó como Presidente da Venezuela
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, reconheceu hoje Juan Guaidó, Presidente da Assembleia Nacional venezuelana, como Presidente interino da Venezuela.
Prioridade de Portugal é garantir a segurança dos portugueses na Venezuela
O chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, sublinhou hoje em Madrid que a sua “prioridade” é garantir a “segurança física” dos portugueses que vivem na Venezuela, esperando que as manifestações neste país sejam “pacíficas”.
Trump reconhece Juan Guaidó como “presidente interino” da Venezuela
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu hoje o titular da Assembleia Nacional (NA, parlamento) da Venezuela, Juan Guaidó, como “presidente interino” do país sul-americano, uma decisão destinada a aumentar a pressão contra o Governo de Nicolas Maduro.
Recusada a recomendação do PTP que pedia obras no porto do Caniçal
A Assembleia Legislativa da Madeira chumbou o projeto de resolução, da autoria do PTP, intitulado “Requalificação do Porto Comercial do Caniçal”. O PSD garante que as obras apontadas já estão previstas realizar pelo Governo Regional.
Juan Guaidó declara-se Presidente interino da Venezuela
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, declarou-se esta quarta-feira como presidente interino da Venezuela, no entanto o governo de Nicolás Maduro não reconhece o parlamento. "Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela", disse Guaidó com a Constituição na mão e diante dos manifestantes.
Trump prepara-se para reconhecer Juan Guaidó como presidente da Venezuela
O Canal de televisão norte-americano CNN está adiantar que o presidente Donald Trump deve reconhecer o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como o presidente legítimo da Venezuela, assim que Guaidó fizer o juramento de posse, uma medida que pode ocorrer já esta quarta-feira, disseram três fontes próximas. No dia em os venezuelanos saem às ruas em protestos por todo o país, surgem especulações de que Guaidó vai assumir-se como presidente do país, citando uma cláusula da constituição da Venezuela.
Pelo menos 43 detidos durante protestos na Venezuela
Pelo menos 43 pessoas foram detidas na Venezuela nas últimas 48 horas, quando participavam em protestos contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, anunciou hoje o Fórum Penal Venezuela (FPV).
Pedro Calado critica `comodismo` de alguns desempregados
O vice-presidente do Governo Regional da Madeira apelou hoje a quem esteja desempregado que aceite as ofertas de emprego disponibilizadas na região, deixando de lado um "certo comodismo" por receberem subsídio de desemprego.
PR está mais preocupado em andar de camião do que com a Madeira – José Prada
O deputado do PSD/Madeira José Prada acusou hoje o Presidente da República de estar "mais preocupado" em andar de camião e em tirar selfies do que fazer o Governo da República respeitar a Madeira e os madeirenses.