Política
Sindicato aponta défice no número de oficias de justiça
Hoje foi o último dia de greve parcial dos oficiais de justiça que começou a 17 de maio. A greve aconteceu entre as 10 e as 11 horas à frente do Palácio da Justiça do Funchal.
Oficiais de justiça prometem paralisar tribunais (áudio)
Os oficiais de justiça cumprem hoje um mês de greve. Têm estado parados uma hora por dia. Não concordam com o projeto de estatuto da carreira profissional proposto pelo Governo da República e avançam para uma nova greve a partir de 1 de julho.
Marcelo faz intervenção nas Nações Unidas no dia da posse de Guterres
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai fazer uma intervenção nas Nações Unidas, em Nova Iorque, na sexta-feira, dia em que António Guterres tomará posse para um segundo mandato como secretário-geral desta organização.
Venezuela: UE e EUA comprometem-se a apoiar negociações para eleições livres
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos comprometeram-se esta terça-feira em apoiar um “resultado negociado” para a realização de eleições livres e justas na Venezuela.
Promulgado regime de criação, modificação e extinção de freguesias
O Presidente da República promulgou esta terça-feira o diploma que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias, aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD, PAN e Iniciativa Liberal.
Casa dos Açores na Madeira inaugurada em agosto (vídeo)
O anúncio foi feito pelo Vice-Presidente do Governo no parlamento açoriano.
Portugal quer manter pesca como principal atividade do mar
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, assegurou esta terça-feira, em Lisboa, que Portugal quer manter a pesca como a principal atividade do mar, sendo a política comum uma ferramenta importante para que esta seja uma profissão digna e indispensável.
JPP denuncia falta de apoio do governo (vídeo)
O JPP lamenta que o governo regional não tenha realizado nenhum contrato-programa com a Câmara de Santa Cruz, para recuperar o Largo da Achada, na Camacha. O partido diz que obra vai ser inaugurada em setembro.
PSD reclama mérito da ampliação do conservatório (vídeo)
O Núcleo do Caniço do Conservatório-escola Profissional das Artes vai ter nova casa a partir de setembro. O novo local, diz o PSD só foi possível encontrar com a intervenção direta do partido
CDS denuncia fala do Estado (vídeo)
O CDS acusa o estado de discriminar a Universidade da Madeira. Em causa está o subfinaciamento e o acesso da universidade aos fundos comunitários.
CDU quer ecoparque no Toco (vídeo)
A CDU sugere a criação de um Ecoparque Marinho entre o Toco e o Lazareto. Os comunistas lamentam que até agora, nem PS nem PSD na câmara do Funchal, tenham dado um novo rumo àquela zona da cidade
PS elege desemprego como prioridade (vídeo)
A candidata do PS à Câmara de Santa Cruz foi hoje formalmente apresentada. O combate ao desemprego é uma das prioridades de Mafalda Gonçalves.
Três mil dadores de sangue (vídeo)
A Madeira tem cerca de 3 mil dadores de sangue. Por ano são feitas perto de 5 mil e 600 colheitas. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue
Câmara de Lobos quer apoiar 18 sem abrigo (vídeo)
Em Câmara de Lobos, a pandemia fez aumentar o número de pessoas em situação de sem-abrigo. Os serviços sociais da autarquia identificaram 18 pessoas. Para combater o problema, a câmara aprovou o plano municipal para a integração de pessoas em situação sem-abrigo. O projeto está orçado em 70 mil euros.
Câmara investe três milhões em ETAR (vídeo)
A Câmara do Funchal investiu mais de 3 milhões de euros na reabilitação da Estação de Águas Residuais do Funchal. Foi a primeira intervenção de fundo feita desde que a ETAR foi inaugurada, em 1993.
Calheta com bandeira azul (vídeo)
A praia da Calheta vai levar levar uma recarga de areia no próximo ano. Hoje, foi hasteada a bandeira azul. Há sete anos que a praia não tinha o galardão máximo da qualidade da água e das infra-estruturas.
Boris adia desconfinamento até 19 de julho
O Primeiro-ministro britânico confirmou esta segunda-feira que a última fase do plano de desconfinamento em Inglaterra, prevista para 21 de junho, vai ser adiada por quatro semanas, até 19 de julho, devido ao risco de “milhares de mortes”.
Ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento
O Primeiro-ministro disse esta segunda-feira que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento, sublinhando que o Governo adotará “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”.