Os deputados do PSD na Assembleia da República lamentam que se adie a construção da esquadra da PSP na Ponta do Sol (Vídeo)
A ajuda humanitária para a Venezuela retida em Cúcuta (Colômbia) vai entrar em território venezuelano nos “próximos dias”, afirmou hoje o líder do parlamento e dirigente opositor Juan Guaidó, reconhecido por dezenas de países como Presidente interino.
“Institucionalmente representamos todos, ninguém fica de fora”, assegurou o presidente da Anafre, Pedro Cegonho, esclarecendo que, das atuais 1.853 freguesias associadas (59,9% do total nacional), a Madeira tem todas as 54 freguesias inscritas na Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, acusou hoje o Governo de fazer um “cerco” à Madeira para “favorecer o PS” nas eleições regionais deste ano, pedindo a “especial atenção” do Presidente da República para esta matéria.
Todos os membros propostos pela lista encabeçada por Pedro Santana Lopes para os órgãos da Aliança foram hoje eleitos, no congresso em Évora, tendo votado 372 dos 545 delegados do partido inscritos nos cadernos eleitorais. Joaquim Sousa, professor e ex-diretor da Escola do Curral das Freiras, e João Rodrigues, solicitador, ex-dirigente do CDS no Porto Santo, representam a Madeira.
O PTP vai apresentar, na Assembleia Legislativa da Madeira, uma proposta para a construção de um caminho agrícola para o Poço do Mudo, no sítio da Vargem, no Estreito de Câmara de Lobos. A construção da via rápida destruiu o caminho que existia.
O Bloco de Esquerda acusa o Governo Regional de não ter concretizado os projetos de criação de zonas tampão nas florestas. Paulino Ascenção diz ser urgente criar planos de ordenamento florestais.
O Partido Socialista quer que a região crie legislação específica para beneficiar os pescadores artesanais. O alerta foi deixado pelo grupo parlamentar junto à lota do Paul do Mar.
O CDS garante que a figura do Cuidador Informal só vai ser criada na Madeira e no país por causa da pressão que este partido tem exercido em Lisboa e na Região. Os centristas propõem uma ajuda base de 435 euros aos cuidadores.
O deputado lusodescendente Manuel Teixeira, do Movimento Progressista da Venezuela (MPV), considera que é imprescindível e urgente a assistência humanitária aos venezuelanos, realçando que a falta de medicamentos atinge os 90%.
A ajuda humanitária dos Estados Unidos para a Venezuela continua armazenada na Colômbia. Nicolás Maduro mandou bloquear a fronteira. Diz que a ajuda norte-americana é um cavalo de Tróia que põe em causa a soberania do país.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje que a população da Madeira encontra-se "num momento crucial" em que tem de escolher entre quem cumpre e quem não cumpre os compromissos assumidos.
O deputado do PCP na Assembleia da República, João Oliveira, disse hoje, no Funchal, esperar que o diploma sobre a revisão do subsídio de mobilidade aérea entre a Madeira e o continente esteja aprovado até ao final da legislatura.
O Conselho Regional do PSD/Madeira condenou hoje a "falta de seriedade" do Governo da República que, diz, "teima em boicotar as soluções para os problemas da Região.
O JPP quer que a Madeira passe a ter um dia dos cordofones tradicionais. O Juntos pelo Povo (JPP) aproveitou a 2.ª edição do Projeto “aCORDE!”, sobre os cordofones tradicionais madeirenses, que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira, para apresentar três propostas legislativas que visam promover estes instrumentos musicais, recomendações “em áreas imprescindíveis e para as quais o Governo Regional tarda em dar resposta”.
O PSD garante que o governo está cada vez mais empenhado no investimento na saúde. O exemplo é o plano de contingência para o inverno, que contemplou consultas abertas para cerca de 800 pessoas.
O presidente do governo apela à participação dos madeirenses nas eleições europeias. Miguel Albuquerque presidiu, em Câmara de Lobos, à entrega de material geriátrico que recebeu apoios da União Europeia.
Uma das maiores opositoras de Nicolas Maduro diz à RTP que será candidata às eleições presidenciais na Venezuela. María Corina Machado é uma das líderes das manifestações em Caracas e está proibida pela justiça venezuelana de sair do país. A reportagem é dos enviados da RTP à Venezuela.
Nicolás Maduro acusa a União Europeia de seguir o guião da extrema-direita da Venezuela. O Presidente do país avisa também que um embargo total ao petróleo terá consequências catastróficas. Nicolas Maduro bloqueou a entrada de ajuda humanitária no país e, em resposta a esse bloqueio, Juan Guaidó convocou a população para ações de voluntariado.