Política

Situação em Mariupol é dilacerante
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) descreveu hoje como "dilacerante" a situação em Mariupol, onde a evacuação de moradores foi adiada, apelando às partes que protejam os civis na Ucrânia, haja ou não um corredor humanitário.

Mais 20 mortes e 13.696 casos de infeção
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 13.696 casos de covid-19 confirmados, mais 20 mortes com a doença e menos internamentos, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Putin ameaça quem queira intrometer-se
O presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou hoje que a Rússia considerará co-beligerante qualquer país que tente impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, uma medida pedida por Kiev que a NATO rejeitou.

Albuquerque defende diálogo com o CDS (áudio)
No Congresso Regional do PSD, Miguel Albuquerque continua a eleger o CDS como parceiro privilegiado para uma coligação, mas considera prematuro falar já desta assunto. Um congresso acompanhado pelo jornalista Paulo Santos

Turquia pede à Rússia para acabar com a guerra
O Presidente turco vai pedir ao seu homólogo russo, num telefonema a fazer no domingo, que Vladimir Putin “ponha fim imediato à guerra” e vai oferecer-se para acolher negociações entre Rússia e Ucrânia, anunciou hoje o seu porta-voz.

Açores totaliza 62.486 casos e 90 mortes
A Autoridade Regional de Saúde identificou, nas últimas 24 horas, 513 infeções de covid-19 nos Açores, a par de 273 recuperações e 24 internamentos, somando a região 3.655 casos, segundo o boletim diário do organismo.

Madeira tem menos doentes internados
De acordo com a informação do SESARAM, há menos 11 doentes internados com covid, pois estavam nas últimas 24 horas 67 doentes no hospital. Há um caso só de um doente internado na Unidade de Cuidados Intensivos. Não há mais mortes a registar

PS diz que governo não tem estratégia (áudio)
O PS dedicou as jornadas parlamentares ao tema da dívida e a sustentabilidade das contas públicas. O líder do PS-Madeira diz que o serviço da divida pública no orçamento regional para este ano ronda os 600 milhões de euros e que os governos do PSD não têm adotado estratégias para superar crises como as de 2008 e agora da covid. Agora com o plano de resiliência e recuperação, Sérgio Gonçalves reclama politicas diferentes que tornem a economia regional mais forte.

Acordo com CDS adiado para reforçar a confiança (vídeo)
Depois de ter sido sido ele a anunciar a continuidade da coligação, na noite eleitoral, Miguel Albuquerque recua agora e adia o acordo e o timing - pré eleitoral ou pós eleições - para o ano, pois entende que a coligação entre os partidos precisa de confiança para governar a Madeira e as autarquias.

Sousa não quer acordo em troca de lugares (vídeo)
Miguel de Sousa, que amanhã será eleito como cabeça-de-lista ao Conselho Regional do PSD Madeira, voltou a recuperar criticas antigas; acordo com o CDS é natural e desejado desde que não implique a cedência de cargos de grande importância na representatividade que é devida ao partido mais votado. Uma crítica velada à forma como o CDS exigiu a presidência da Assembleia Legislativa da Madeira

Porto Santo deixa mensagem de proximidade (vídeo)
Nuno Batista, o autarca eleito pelo PSD presidente da Câmara do Porto Santo reforça a importância do PSD estar mais próximo dos cidadãos, valorizando as suas opiniões

Jardim deixa repto a António Costa (vídeo)
O histórico militante do PSD, Alberto João Jardim, veio a este congresso falar dos seis grandes problemas estruturais da Madeira, numa espécie de programa de governo e acabou por deixar um repto a António Costa; que seja o governante português que fique para a história por ter resolvido o contencioso das autonomias. Um piscar de olhos que não dispensou uma critica aos partidos regionais - incluindo o PSD - por falta de ambição na proposta de revisão da Lei de finanças Regionais. Reveja aqui a sua longa intervenção

Prada deseja um congresso participativo (vídeo)
José Prada, secretário-geral do PSD, considera que este congresso é o arranque de uma mobilização geral para as regionais do próximo ano. E deseja um congresso participativo, onde os militantes digam tudo o que pensam.

Coelho quer PSD a ouvir cidadãos (vídeo)
Pedo Coelho, autarca social democrata, espera que o congresso venha a definir uma estratégia que oiça a sociedade civil e que antecipe respostas ao crescimento da direita em Portugal. Quanto à coligação com o CDS, o autarca entende que é preciso estudar o peso do CDS na Madeira antes de decidir

Sérgio Marques fala em grande mobilização (vídeo)
Sérgio Marques, deputado do PSD na Assembleia da República, enfatizou a importância do congresso, como espaço de mobilização para as batalhas futuras. E a coligação com o CDS não deve ser tema de abordagem no congresso.

Se funciona a favor do povo deve continuar (vídeo)
Jaime Filipe Ramos não tem dúvidas; a coligação com o CDS garantiu estabilidade governativa e com isso serve os interesses dos madeirenses. Por isso considera a sua continuidade normal, mas a acertar apenas no ano das eleições

Moção de Albuquerque aprovada por unanimidade (vídeo)
O presidente do PSD Madeira foi claro no seu discurso de abertura do XVIII Congresso do PSD Madeira. A coligação com o CDS é para continuar, mas esta não é a altura de falar disso. Miguel Albuquerque viu a sua moção aprovada por unanimidade e aclamação

Calado deixa advertência aos vaidosos (vídeo)
Pedro Calado deixou um aviso aos militantes do PSD-Madeira; não há lugar a egos ou vaidades pessoais e o partido tem de estar aberto ao que os cidadãos querem.

Rússia não respeita cessar fogo
A autarquia de Mariupol anunciou que a retirada de civis da cidade foi adiada por não estar a ser respeitado o cessar-fogo pelos russos. A evacuação, que deveria começar no final da manhã, “é adiada por razões de segurança”, já que as forças russas “continuam a bombardear Mariupol e seus arredores”, disse o município no Telegram.

Farmacêuticos com intervenção exemplar (áudio)
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos considerou exemplar a intervenção dos farmacêuticos madeirenses em tempo de pandemia. Helder Mota Filipe considera que os farmacêuticos precisam de condições para desenvolver serviços adicionais que aliviem a pressão dos serviços de saúde. Como exemplo deu a renovação da prescrição de medicamentos de doentes crónicos Declarações na tomada de posse da delegação regional da Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2022-2024, Tiago Magro.