As medidas foram tomadas hoje em conselho de governo que pretendem evitar a propagação da pandemia. O presidente do governo apela à compreensão da população.
Com a maioria dos concelhos da Região em risco elevado de propagação do vírus, perante o aumento de casos ativos, o Governo Regional aprovou novas medidas restritivas.
Nos próximos dois fins de semana os estabelecimentos comercias passam a fechar às 17 horas e a abrir as 8 horas. A medida inclui grandes superfícies e supermercados.
O mesmo acontece com bares restaurantes e similares.
A circulação é proibida a partir das 18 horas e ate as 5 da manhã. As exceções são as já divulgadas pelo executivo.
O governo reconhece que é esperado um aumento do número de casos de contágio, decorrente dos contactos ocorridas durante o fim do ano e da transmissão da nova variante.
E acrescenta que dos 95 casos positivos identificados no segundo teste, no mês de dezembro, 25 eram da nova variante, com um potencial de contágio 70% superior.
Conclui o comunicado do governo que se mantenham as medidas de proteção individual, o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento físico bem como que se evitem os ajuntamentos de pessoas.