Um reconhecimento que, conforme realçou o deputado Nuno Maciel, é traduzido no Orçamento da Região para 2021 com 58 milhões de euros afetos a este setor, o que representa um acréscimo de quase 30% face ao presente ano.
Numa visita a uma exploração de banana, na Ribeira Brava, Nuno Maciel sublinhou que o Governo Regional, com este reforço orçamental, dá um sinal claro da importância que este setor tem no futuro da Madeira e dos madeirenses.
Segundo o deputado, cerca de 60% destes 58 milhões são destinados aos investimentos do plano, o que significa que são mais de 34 milhões de euros para investir em projetos de desenvolvimento da agricultura e do mundo rural.
Para Nuno Maciel, estes números são uma evidência da “opção estratégica” do Governo Regional, no sentido de diversificar a economia da Região, procurando atrair mais oportunidades de investimento num setor vital para a qualidade de vida e para a redução da nossa dependência com o exterior.
Um bom exemplo desta visão que o Governo Regional tem para a agricultura, segundo o deputado, é a exploração hoje visitada pelo Grupo Parlamentar. Uma exploração de banana em modo biológico, resultante de um investimento privado, mais mecanizada e que vem dar mais garantias e qualidade a quem compra e também mais qualidade de vida a quem investe no setor, o qual tem sido fortemente incentivado através dos apoios do PRODERAM e do orçamento da Região.
“Entendemos que este é o caminho que devemos seguir e que devemos manter, que é o de tornar a agricultura cada vez mais sustentada e sustentável, de modo a que possamos atrair quadros mais jovens e, acima de tudo, pessoas mais formadas e mais capacitadas, para este setor, podendo olhar para ele como uma área de investimento, de diversificação da economia e de qualidade de vida”, afirmou.
Desta forma, acrescentou, será possível “trazer escala ao mercado, fazendo com que os produtos se tornem mais competitivos e com que o consumidor se sinta mais atraído”.