Nascido 30 de março de 1932 na freguesia do Arco da Calheta – onde residia -, Manuel da Silva Leça dedicou grande parte da sua vida à Educação. Foi professor e diretor da Escola Preparatória Simão Gonçalves da Câmara, onde se localiza agora o Edifício Paços do Concelho, tendo também exercido os respetivos cargos na Escola Básica e Secundária da Calheta, construída entretanto no sítio da Vargem.
Decorrida praticamente uma década a ensinar e a transmitir conhecimento, Manuel Leça é desafiado a entrar na política. Em 1980 foi eleito deputado pelo círculo da Calheta para a Assembleia Legislativa da Madeira, tendo também exercido o cargo de deputado na Assembleia da República, em regime de substituição.
Em 1982 foi eleito presidente da Câmara Municipal da Calheta, cargo que exerceu até 1993, data a partir da qual assumiu a presidência da Assembleia Municipal da Calheta, durante três mandatos.
Nas últimas duas décadas, já aposentado, o ex-professor dedicou-se ao estudo da história local, focando-se sobretudo na freguesia do Arco da Calheta, deixando mais conhecimento às gerações vindouras.
Participou também num trabalho de investigação que culminou com a publicação do livro “Arco da Calheta, Património Religioso e alguns aspetos do quotidiano”, sendo inclusive o autor de um dos capítulos dedicado aos “costumes religiosos e sociais nesta freguesia, nos anos de 1930 a 1950”.