A presença é discreta e ainda não foi divulgada. Mas na Madeira já está uma pequena comitiva do governo de São Tomé e Príncipe. Liderada pelo ministro do Turismo e Cultura, Aerton do Rosário Crisóstomo, mas que integra um assessor do Primeiro Ministro.
A razão da visita, a convite da Escola Hoteleira da Madeira, prende-se com um curso que a escola madeirense vai promover no Porto Santo. Com a participação de cinquenta formandos de São Tomé e Príncipe, que querem tirar os cursos de cozinha, pastelaria, restaurante e bares ou de receção.
Ainda sem agenda pública, o ministro será recebido amanhã à tarde por Eduardo Jesus, que tem a pasta do Turismo e Cultura do Governo da Madeira. Depois Aerton do Rosário Crisóstomo vai estar com o Reitor da Universidade da Madeira. Na quinta-feira desloca-se ao Porto Santo. E está prevista uma receção na Quinta Vigia, com o presidento do Governo da Madeira.
Nestes primeiros dias de contatos, a comitiva esteve com os 18 alunos de São Tomé e Príncipe que já frequentam o segundo ano de um curso da Escola Hoteleira da Madeira.
Hoje o ministro teve oportunidade de visitar o Campo de Golfe do Santo da Serra, onde se cruzou com o empresário Miguel Sousa da Empresa de Cerveja da Madeira. No encontro informal foi visível o interesse de São Tomé e Príncipe em apostar na construção de um campo de golfe e trocar experiências noutras áreas do turismo.