O Presidente do Governo Regional da Madeira encontra-se desde ontem em visita oficial aos Estados Unidos e ao Canadá.
A viagem ofical começou por terras de Barack Obama.
No sábado, dia 1 de outubro, encontrou-se com a comunidade madeirense residente em New BedFord onde também teve a oportunidade de falar à comunidade local sobre a realidade da região e visitar alguns dos locais mais emblemáticos do estado de Massachusetts.
Este domingo visita o Portuguese Discovery Monument Inaugurado em 1988 pelo Presidente Mário Soares. O Portuguese Discovery Monument simboliza as boas relações existente entre dois países: Portugal e Estados Unidos, mercê do importante contributo da comunidade luso-americana a todos os níveis.
Depois parte para East Province onde manterá contactos com a comunidade Madeirense.
Na segunda-feira Miguel Albuquerque visita Boston e logo à chegada vai reunir com o cônsul de Portugal, José Velez Caroço no Prudential – Boylstn Street. Já em Cambrige visita o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que é uma universidade privada de pesquisa, localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Fundada em 1861, em resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos. O MIT, com cinco escolas e uma faculdade contêm um total de 32 departamentos. É frequentemente citada entre as melhores universidades do mundo. A universidade já formou mais de 120 mil alunos e os seus ex-alunos e professores ganharam 77 prémios Nobel. No final do dia vai encontrar-se com os empresários com o objetivo de reforçar as relações comerciais para produtos da região.
No dia 4, terça-feira, parte para o Canadá e em Montreal é recebido pelo embaixador Fernando Moreira da Cunha. Aqui residem mais de 65 mil portugueses, entre os quais há cerca de 600 madeirenses, com quem o presidente do governo tem encontro marcado.
No dia 5 de outubro e ainda em Montreal o presidente do executivo madeirense reúne com empresário e operadores turísticos portugueses e canadianos para debaterem o tema “«Oportunidades de negócio e o sector turístico da Madeira».
Já na quinta-feira Miguel Albuquerque parte para Toronto onde visitará a rádio CIRV Rádio FM 88.9 / TV.
A 7 de outubro apresenta cumprimentos ao Primeiro-ministro Senhora Kathleen Wynne e encontra-se com o Ministro das Finanças Charles de Sousa. Depois de uma visita ao parlamento vai reunir com os empresários no Consulado Geral de Portugal em Toronto.
No sábado estará na Galeria dos Pioneiros – Património da Comunidade Portuguesa fundada por dois Madeirenses, Bernardete Gouveia e Jose Mário Coelho. Dedicado à perpetuação da memória e das histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá.
A deslocação aos Estados Unidos e ao Canadá termina de hoje a oito dias, dia 9 de outubro.