O secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, manifestou-se hoje satisfeito com o Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF), nomeadamente com o helicóptero que vai estar na região, custeado pelo executivo em 1,2 milhões de euros.
"Estamos muito satisfeitos com o programa, com a forma como ele foi implementado e estamos ainda mais satisfeitos devido à presença de um helicóptero para o ataque inicial aos fogos florestais", disse o governante.
Pedro Ramos falava quando acompanhava, na Lagoa dos Lamaceiros, a ação de vigilância de uma Equipa de Combate a Incêndios Florestais (ECIF) da corporação de bombeiros de São Vicente e Porto Moniz.
O dispositivo do POCIF é constituído por 15 equipas, que dispõem de equipamento de proteção individual e um kit contendo um smartphone, um rádio, um binóculo e um anemómetro (aparelho que dá informação sobre a temperatura, intensidade do vento e precipitação).
As ECIF’S integram o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais 2018, que vigora na região desde o dia 15 de junho e até ao dia 15 de outubro, podendo este período ser prolongado, em função das condições climáticas.
LUSA