Porque é que o Luxemburgo introduziu o transporte gratuito?
Em 2020, o Luxemburgo tinha a maior densidade de carros da UE: 696 por 1.000 pessoas contra a média de 560.
Os residentes dizem que o transporte gratuito os encoraja a deixar os seus carros em casa.
"Uma vez que é gratuito, é mais fácil tomar uma decisão rapidamente, escolher entre transporte público ou automóvel privado", diz o contabilista Edgar Bisenius. "Isto significa que é muito positivo para o ambiente e prático".
No entanto, há quem diga que os carros ainda dominam as estradas. "A cultura do carro ainda está muito presente e ainda é bastante complicado atrair pessoas para os transportes públicos", diz Merlin Gillard, um investigador especialista em transportes públicos.
Como o esquema foi introduzido durante a pandemia, não é fácil medir o seu impacto.
Dados provenientes de outros países sugerem que o impacto do transporte gratuito na sustentabilidade pode ser mínimo. Desde a introdução dos transportes públicos gratuitos em 2013, a capital da Estónia, Talin, tem assistido a um aumento da utilização do automóvel.
Pensa-se que o impacto social da poupança de custos seja mais significativo.
Para o professor luxemburguês Ben Dratwicki : "Esta é uma boa iniciativa, que favorece e fortalece o setor público". Aos seus olhos, o sistema tornou-se cimentado como um direito. "O transporte é um direito fundamental para os residentes. Se têm o direito de trabalhar, também têm o direito de chegar ao trabalho sem demasiados custos".
Como funciona o esquema de transporte gratuito do Luxemburgo?
Desde 29 de fevereiro de 2020, todas as formas de transporte público – incluindo autocarros, comboios e elétricos – são gratuitos, tanto para residentes como para turistas.
O esquema aplica-se a todo o país e os passageiros só precisam de comprar um bilhete se quiserem viajar em primeira classe.
As receitas dos bilhetes eram anteriormente de 41 milhões de euros por ano no Luxemburgo – uma fração dos mais de 500 milhões de euros do custo de funcionamento de todo o sistema de transportes públicos do país.
"É um custo considerável, mas é pago por todos os contribuintes", explica François Bausch, vice primeiro-ministro luxemburguês. "Há mais equidade porque obviamente aqueles que pagam poucos impostos não pagam nada ou muito pouco neste sistema". E aqueles que pagam mais impostos têm uma etiqueta de preço que pode ser um pouco mais elevada".
O investimento no sistema de transportes do país não abrandou. O país tem feito investimentos recorde na melhoria da sua rede ferroviária.
O Luxemburgo está ligado ao resto da Europa?
O Luxemburgo está bem ligado a outras partes da Europa por transportes públicos. O país tem ligações com a França através do TGV. Paris fica apenas a duas horas de distância de comboio. Também está ligado à Alemanha através de comboios de alta velocidade ICE. Os comboios circulam da cidade do Luxemburgo para Bruxelas a cada hora e para Liège a cada duas horas. Os residentes que vivem em cidades fronteiriças também beneficiam do esquema de transporte gratuito.
"Isto permite a todos os residentes fronteiriços, especialmente os da Bélgica, Alemanha e França, viajar facilmente", diz o trabalhador temporário Gauthier Moumkama. "E, para além disso, é uma boa forma de liberdade. Não temos isto em França. Há menos controladores, há menos complicações".
Contudo, uma vez que o esquema não se aplica através da fronteira, o seu impacto positivo na mobilidade limita-se àqueles que podem dar-se ao luxo de viver no país mais rico do mundo.
"Há muitas pessoas que vivem fora do Luxemburgo, que não podem pagar a habitação e que também têm de pagar o transporte", diz Gillard. "Portanto, é redistributivo, mas apenas até certo ponto".