Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Luxemburgo tornou os transportes públicos gratuitos
Política 25 mar, 2023, 17:50

Luxemburgo tornou os transportes públicos gratuitos

Em 2020, o Luxemburgo tornou-se o primeiro país do mundo a eliminar as tarifas de todos os transportes públicos. Três anos mais tarde, os residentes elogiam a decisão. O sistema permite-lhes "viajar facilmente", além de ser "muito positivo para o ambiente". Para outros, o sistema passou a ser visto como um "direito fundamental". Eis como o esquema de transporte gratuito funciona e foi recebido.

Porque é que o Luxemburgo introduziu o transporte gratuito?

A decisão foi introduzida gradualmente para travar o problema do excesso de carro no país.

Em 2020, o Luxemburgo tinha a maior densidade de carros da UE: 696 por 1.000 pessoas contra a média de 560.

Os residentes dizem que o transporte gratuito os encoraja a deixar os seus carros em casa.

"Uma vez que é gratuito, é mais fácil tomar uma decisão rapidamente, escolher entre transporte público ou automóvel privado", diz o contabilista Edgar Bisenius. "Isto significa que é muito positivo para o ambiente e prático".

No entanto, há quem diga que os carros ainda dominam as estradas. "A cultura do carro ainda está muito presente e ainda é bastante complicado atrair pessoas para os transportes públicos", diz Merlin Gillard, um investigador especialista em transportes públicos.

Como o esquema foi introduzido durante a pandemia, não é fácil medir o seu impacto.

Dados provenientes de outros países sugerem que o impacto do transporte gratuito na sustentabilidade pode ser mínimo. Desde a introdução dos transportes públicos gratuitos em 2013, a capital da Estónia, Talin, tem assistido a um aumento da utilização do automóvel.

Pensa-se que o impacto social da poupança de custos seja mais significativo.

Para o professor luxemburguês Ben Dratwicki : "Esta é uma boa iniciativa, que favorece e fortalece o setor público". Aos seus olhos, o sistema tornou-se cimentado como um direito. "O transporte é um direito fundamental para os residentes. Se têm o direito de trabalhar, também têm o direito de chegar ao trabalho sem demasiados custos".

Como funciona o esquema de transporte gratuito do Luxemburgo?


Desde 29 de fevereiro de 2020, todas as formas de transporte público – incluindo autocarros, comboios e elétricos – são gratuitos, tanto para residentes como para turistas.

O esquema aplica-se a todo o país e os passageiros só precisam de comprar um bilhete se quiserem viajar em primeira classe.

As receitas dos bilhetes eram anteriormente de 41 milhões de euros por ano no Luxemburgo – uma fração dos mais de 500 milhões de euros do custo de funcionamento de todo o sistema de transportes públicos do país.

"É um custo considerável, mas é pago por todos os contribuintes", explica François Bausch, vice primeiro-ministro luxemburguês. "Há mais equidade porque obviamente aqueles que pagam poucos impostos não pagam nada ou muito pouco neste sistema". E aqueles que pagam mais impostos têm uma etiqueta de preço que pode ser um pouco mais elevada".

O investimento no sistema de transportes do país não abrandou. O país tem feito investimentos recorde na melhoria da sua rede ferroviária.

O Luxemburgo está ligado ao resto da Europa?


O Luxemburgo está bem ligado a outras partes da Europa por transportes públicos. O país tem ligações com a França através do TGV. Paris fica apenas a duas horas de distância de comboio. Também está ligado à Alemanha através de comboios de alta velocidade ICE. Os comboios circulam da cidade do Luxemburgo para Bruxelas a cada hora e para Liège a cada duas horas. Os residentes que vivem em cidades fronteiriças também beneficiam do esquema de transporte gratuito.

"Isto permite a todos os residentes fronteiriços, especialmente os da Bélgica, Alemanha e França, viajar facilmente", diz o trabalhador temporário Gauthier Moumkama. "E, para além disso, é uma boa forma de liberdade. Não temos isto em França. Há menos controladores, há menos complicações".

Contudo, uma vez que o esquema não se aplica através da fronteira, o seu impacto positivo na mobilidade limita-se àqueles que podem dar-se ao luxo de viver no país mais rico do mundo.

"Há muitas pessoas que vivem fora do Luxemburgo, que não podem pagar a habitação e que também têm de pagar o transporte", diz Gillard. "Portanto, é redistributivo, mas apenas até certo ponto".

Pode também gostar

Imagem de 14 alunos em isolamento profilático na EB1/PE/Creche do Caniçal

14 alunos em isolamento profilático na EB1/PE/Creche do Caniçal

Imagem de Duplicaram ocorrências por fogo posto, Governo reforça patrulhamento

Duplicaram ocorrências por fogo posto, Governo reforça patrulhamento

Imagem de Rum da Madeira promovido em Paris

Rum da Madeira promovido em Paris

Imagem de 42 Veleiros na Regata Transat Jacques Vabre, alguns estão na Madeira com danos abandonaram a prova

42 Veleiros na Regata Transat Jacques Vabre, alguns estão na Madeira com danos abandonaram a prova

Imagem de Apoio médico reforçado no Porto Santo (Vídeo)

Apoio médico reforçado no Porto Santo (Vídeo)

Imagem de Bruno Lage reconhece pressão do Benfica e desvaloriza ausências do Marítimo

Bruno Lage reconhece pressão do Benfica e desvaloriza ausências do Marítimo

Imagem de Aumento do preço do Gasóleo colorido com impacto no setor das pescas (vídeo)

Aumento do preço do Gasóleo colorido com impacto no setor das pescas (vídeo)

Imagem de Prorrogação das moratórios por seis meses (áudio)

Prorrogação das moratórios por seis meses (áudio)

Imagem de PGR diz que sem suspeita de crime não abriu inquérito a transferências para Sócrates

PGR diz que sem suspeita de crime não abriu inquérito a transferências para Sócrates

Imagem de Início muito positivo para Bernardo Sousa e Hugo Magalhães no Rali de Portugal

Início muito positivo para Bernardo Sousa e Hugo Magalhães no Rali de Portugal

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025