O Governo da Madeira decidiu ontem ceder, pelo prazo de 30 anos, um terreno com uma área aproximada de 14 mil metros quadrados no concelho da Ponta do Sol à Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA).
Esta cessão do terreno no sítio do Lugar de Baixo ocorre a título precário e gratuito, prevendo a prorrogação por períodos de 10 anos, "sempre que se mostrem preenchidos os pressupostos que fundamentaram" esta decisão, pode ler-se no texto das conclusões do Conselho do Governo Regional da Madeira, que decorreu na Quinta Vigia.
Neste encontro semanal, o governo madeirense presidido pelo social-democrata Miguel Albuquerque deliberou adquirir duas parcelas de terrenos num valor superior a oito milhões de euros para a construção de obras na via expresso, sendo uma relacionada com a adução das redes de combate a incêndios no túnel de Água D’Alto (sete milhões) e outra de novos lanços na variante da Madalena do Mar (um milhão).
O Governo da Madeira ainda nomeou o recém-empossado vice-presidente do executivo do arquipélago, Pedro Calado, como representante da região no Conselho Consultivo do Banco de Portugal.
LUSA