Os jovens agricultores precisam de financiamento para poder desenvolver os projetos apoiados pelos fundos comunitários.
Na abertura da Conferência Jovem agricultor, na Calheta, o apelo à criação de uma linha de crédito foi lançado pelo presidente da Associação de Jovens Agricultores da Madeira.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, anunciou por sua vez, que o Governo pretende apoiar a instalação de 10 mil novos jovens agricultores ao longo da legislatura.
O governante vincou que a expetativa do executivo assenta, em grande parte, na elevação de 15 para 20 mil euros do valor mínimo do prémio à primeira instalação para os jovens agricultores, uma medida que resulta do Programa Nacional para a Coesão Territorial.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou-se, por seu lado, "muito otimista" quanto ao futuro do país, sublinhando ser fundamental criar redes de relações comerciais, culturais e estratégicas com a diáspora.
O Ciclo de Conferências Jovem Agricultor conta, hoje, com intervenientes como António Correia de Campos, Daniel Bessa, Augusto Mateus e Ângelo Correia.