Uma hasta pública promovida hoje pelo Governo Regional da Madeira para alienação de quatro imóveis saldou-se pela venda de um, pelo preço de 149 mil euros, e em breve outra irá vender o edifício que alberga o Golden Gate.
O diretor da Direção Regional do Património e de Gestão dos Serviços Partilhados (DRPGSP), Hélder Fernandes, disse à agência Lusa que apenas um "prédio urbano situado no Ribeiro Frio, foi alienado por 149 mil euros". A base de licitação era de 148,8 mil euros.
O Governo Regional promoveu a primeira de quatro hastas públicas para vender imóveis do domínio público da região e perspetivava arrecadar 883 mil euros, caso concretizasse a alienação dos quatro imóveis.
Apesar de ter alienado apenas um, o responsável afirma que "a venda correu bem", face aos valores de base apresentados, seguindo-se, agora, a "negociação direta dos bens que ficaram desertos em hasta pública".
Nas próximas hastas públicas, o Governo Regional pretende incluir o emblemático café Golden Gate, no Funchal – conhecido por Esquina do Mundo – num processo que Hélder Fernandes tem expectativas que venha a ser muito concorrido.
"O edifício Golden Gate terá um valor de partida de dois milhões de euros, em que o próprio edifício é repartido em 50% do Governo e outros 50% do banco BCP, estando as duas entidades a vendê-lo em conjunto, sendo o Governo Regional ‘cabeça’ na venda e o banco coproprietário", explicou.
A DRPGSP tem ainda em agenda as casas de férias dos membros do Governo na ilha do Porto Santo, em que, atualmente, o preço de concessão é de mil euros por mês e que, de acordo com Hélder Fernandes, "tem cerca de uma dúzia de interessados" num concurso que decorre até 15 de julho.
Na venda pública de hoje, o executivo tinha para alienar um imóvel urbano no concelho do Funchal por um preço base de 125 mil euros, um prédio urbano, também no Funchal, por 510 mil euros, e um prédio rústico na ilha do Porto Santo por 100 mil euros.