Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) que integram o processo de construção da Estratégia Turismo 2027 (ET27) continuam a decorrer por todas as Regiões do país. Hoje foi a vez do Funchal debater a ET27, no Museu Casa da Luz, às 14h30.
Estes eventos pretendem ser espaços de discussão pública, tendo como principais objetivos recolher contributos e sugestões para o documento estratégico, analisar os principais indicadores do turismo de cada região, considerando as suas especificidades e debater tendências e desafios de âmbito internacional.
Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal revelou que “A Estratégia para o Turismo 2027 pretende ser um mecanismo gerador de sinergias por forma a potenciar o efeito catalisador do Turismo. É, por isso, importante ouvir, debater e alinhar com todos os players do setor as diversas atividades com as quais é necessário trabalhar em conjunto, colaborar de forma sistemática e natural. A responsabilidade é de todos nós. A nossa ambição é que o turismo e a economia nacional beneficiem desta que é uma das atividades mais geradoras de riqueza e emprego em Portugal ”.
Os LET desdobram-se entre 7 LET territoriais e 3 LET temáticos. Os LET territoriais decorrem em cada uma das sete regiões do país com o objetivo de fomentar o debate com diversos atores em torno dos principais desafios e oportunidades para o turismo nacional. Os LET temáticos estão focados em temas preponderantes para o Turismo em Portugal como o conhecimento, a formação e o emprego; a competitividade e inovação setorial e as tendências internacionais em Turismo.
A Estratégia Turismo 2027 pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década. Insere-se no próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027 e está a ser construído através de um processo participativo, alargado e aberto a contributos diversos, incluindo aos atores nos principais mercados emissores, envolvendo agentes públicos e privados – empresas, instituições, regiões, players de setores complementares para o turismo, assim como os mercados e os operadores turísticos. Assentando em cinco eixos estratégicos: valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar conetividade e projetar Portugal.