Em caso de intempéries graves, as regiões e os estados-membro da União Europeia vão poder candidatar-se a um apoio com comparticipação a cem por cento.
O Fórum das Regiões Ultraperiféricas (RUP) acontece quinta e sexta-feira em Bruxelas e vai debater a melhor estratégia a seguir em termos de política de coesão após 2020.
Na sessão da manhã de quinta-feira discursam, entre outros, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, e os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira, Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque, respetivamente.
De tarde, os temas em debate são a competitividade e o emprego nas RUP, e as perspetivas para uma melhor integração destas regiões nos mercados regionais e internacionais.
Na sexta-feira, às 10:00 locais (menos uma hora em Lisboa) está prevista a intervenção do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, decorrendo depois mais duas sessões temáticas, sobre a melhoria a acessibilidade física e digital, e balanço e perspetivas dos programas e dos fundos europeus.
Após a apresentação das conclusões das diversas sessões temáticas, decorrem os discursos de encerramento.