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Imagem de Eurodeputados portugueses apontam educação mediática como prioridade
Foto: Reuters
Política 11 fev, 2025, 20:18

Eurodeputados portugueses apontam educação mediática como prioridade

Os eurodeputados portugueses salientam a necessidade de investir na educação mediática, recordando ser responsabilidade de cada Estado-Membro, em declarações à agência Lusa hoje no Parlamento Europeu.

O eurodeputado do Partido Socialista (PS) Bruno Gonçalves afirmou ser “importante ter mais literacia mediática nas escolas, através de programas para adaptação digital”.

“É importante ensinar como operar da melhor forma uma rede social, como é que se pode dissecar melhor informação e que canais são informativos. Isto está relacionado com a nossa segurança individual e coletiva”, referiu Bruno Gonçalves.

O eurodeputado da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) Sebastião Bugalho realça o princípio da subsidiariedade em matérias de educação.

“Em relação à literacia mediática, o facto de se exigir alguma ‘accountability’ às grandes plataformas de redes sociais salienta a função de potência regulatória da UE [União Europeia]”, disse também o eurodeputado.

O eurodeputado do Chega António Tânger Corrêa defende que deve “haver um espaço aberto na União Europeia, sem retirar a soberania aos Estados-Membros, onde se debata o tema da educação mediática”.

No atual contexto, o eurodeputado diz que “vai tudo no caminho errado”.

Por seu lado, Ana Vasconcelos Martins, eurodeputada da Iniciativa Liberal (IL), disse “ser fundamental apostar na transmissão de literacia mediática, sobretudo nos jovens”, acrescentando que “quando se vê informação, é uma atitude saudável ter algum ceticismo”.

A eurodeputada bloquista, Catarina Martins, mencionou que “se a União Europeia ficar à espera da autorização de Elon Musk, Zuckerberg, dos donos chineses do TikTok ou dos russos do Telegram para começar a falar destes assuntos claramente e dizer que a manipulação está em causa nunca o vai fazer”.

O eurodeputado João Oliveira do Partido Comunista (PCP) também enfatizou a necessidade da formação sobre o tema.

“Se a desinformação e as ‘fake news’ se aproveitam da ignorância das pessoas, dê-se acesso aos níveis mais elevados de ensino, permita-se que as pessoas através da educação, ultrapassem a barreira da instrumentalização”, disse o eurodeputado.

As declarações dos eurodeputados portugueses aconteceram à margem do debate sobre a “Defesa da Integridade Digital da Europa: enfrentar os desafios das redes sociais e a interferência estrangeira”, que decorreu hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Lusa

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