O Governo estima que estas sondagens se prolonguem por quatro meses, ou seja até finais de setembro.
O contrato para a empreitada, orçada em 115 mil euros, foi adjudicada no passado dia 19 de abril pelo Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves.
Esta obra pretende prevenir e mitigar o risco de derrocadas nas escarpas sobranceiras à Estrada Regional 223, que liga a freguesias do Jardim ao Estreito da Calheta, sobretudo em duas zonas consideradas de maior perigo e onde tem acontecendo desabamentos de terras.
A prospeção geotécnica prevista vai permitir, conforme explica Amílcar Gonçalves, avaliar os taludes e os solos da zona a intervencionar e fazer a caraterização geológica dos terrenos a atravessar. O objetivo, segundo o Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, é lançar o concurso público para a empreitada até final do ano, de modo a que "a obra vá para o terreno em 2019, muito provavelmente no primeiro semestre".
O custo dos trabalhos deverá ascender a 21,3 milhões de euros.
Nas zonas mais baixas e de acesso mais fácil, a solução passará pela estabilização das encostas sobranceiras.
Já nas zonas mais escarpadas e de maior altura, algumas de difícil acesso ou até mesmo impossível, a opção deverá passar pela execução de dois falsos túneis, em que será assegurada a fruição da paisagem para sul.