“Muitos deles vivem do turismo, como a Madeira, e entendem que podem aprender com a nossa tradição de bem receber”, refere José Manuel Rodrigues, citado num comunicado da Assembleia Legislativa, após uma reunião com um conselho de embaixadores árabes, no Funchal.
“É uma oportunidade para atrair investimento de países árabes, que têm no radar a Região Autónoma da Madeira como uma zona onde os seus investimentos podem prosperar”, sublinha.
O conselho de embaixadores árabes que se encontra de visita à Madeira é liderado por Nabil Abuznaid, chefe da Missão Diplomática da Palestina em Lisboa, e integra os embaixadores do Reino de Marrocos, Othmane Bahnini, do Qatar, Saad Ali AlMuhannadi, da Líbia, Saad Erhayem, do Egito, Wael El-Naggar, do Kuwait, Hamad Alhazeem, da República Democrática e Popular da Algéria, Chakib Rachid Kaid, e do Reino da Arábia Saudita, Eid Aldhafeeri.
“Viemos fazer as pontes entre o mundo árabe e os madeirenses. Estamos em Lisboa, mas queremos ver a beleza da Madeira e das suas as gentes”, afirmou Nabil Abuznaid, citado no mesmo comunicado.
“Espero que possamos cooperar muito nas áreas cultural e de negócios”, reforçou o diplomata palestiniano, indicando que o encontro com o presidente do parlamento da Madeira foi o primeiro de um ciclo de reuniões com várias entidades públicas e privadas da região.
José Manuel Rodrigues considerou, por seu lado, que esta vista abre “boas oportunidades de cooperação da Madeira com os países e regiões árabes”, sobretudo ao nível turístico e empresarial.
Lusa