A maioria dessas participações e pedidos de parecer foram solicitadas por cidadãos (33), seguindo-se o PS (8), a CDU (1) e outras entidades (1), de acordo com um relatório síntese dos processos instaurados e dos pedidos de informação, publicado na página da internet da CNE.
Este relatório diz respeito às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizam em 22 de setembro, e contém informação atualizada até ao dia 30 de agosto.
Relativamente às participações e pedidos de parecer, o relatório adianta que a maioria diz respeito à neutralidade e imparcialidade das entidades públicas (28) e à publicidade comercial (13).
Desses processos, 14 foram objeto de deliberação por parte da CNE.
O documento refere ainda que, entre o dia 02 e 30 de agosto, a CNE recebeu 376 pedidos de informação por telefone, a maioria deles respeitantes a consultas diversas (84), candidaturas (77) e voto antecipado em Portugal (77).
No mesmo período temporal foram também registados 45 pedidos de informação por escrito, a maioria por cidadãos (37) com dúvidas sobre o voto antecipado (19).
C/Lusa