O Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura deslocou-se ontem à tarde, às unidades hoteleiras que foram afetadas, na noite passada, pelos incêndios que deflagraram na cidade do Funchal. Uma visita que serviu para aferir “o forte empenho e o elevado profissionalismo que foram assumidos por cada uma das unidades, dignos de uma terra que vive e respira turismo como mais nenhuma».
Para além de enaltecer a atitude dos empresários, diretores hoteleiros e de todo o pessoal envolvido nesta operação de assistência aos clientes, Eduardo Jesus fez questão de salientar «a entrega incondicional na procura de soluções» e relevar «a rapidez com que foram encontradas respostas para minimizar o impacto e permitir, aos turistas, as melhores condições de estadia». Refira-se que todos os turistas que estiveram deslocados encontram-se, neste momento, realojados, nos próprios hotéis a que regressaram ao longo do dia de hoje ou em novos hotéis conseguidos, «uma resposta que foi possível de dar, conjuntamente, em menos de 24 horas».
O governante faz questão de deixar, também, uma palavra de agradecimento a todas as instituições que possibilitaram o alojamentos aos turistas, durante a noite passada, nomeadamente o Clube Sport Marítimo, os Escuteiros, o Centro Cívico de São Martinho e a Escola Básica e Secundária da Calheta, assim como sublinhou «a solidariedade demonstrada por diversas empresas regionais e pelos cidadãos em geral, no que toca à disponibilização de alimentos e de outros bens de primeira necessidade».
«Toda esta logística e os resultados alcançados demonstram bem porque é que a Madeira é um destino turístico de excelência, assim como revelam o verdadeiro contributo dos que trabalham, neste setor, para afirmar a sua diferença, num mundo altamente competitivo», conclui.
Acresce dizer que, também, a Diretora Regional do Turismo e a sua equipa estiveram presentes na Calheta, acompanhando os turistas nas suas necessidades.