“Esta visita de trabalho tem o propósito de perceber ‘in loco’ a necessidade da construção de um novo Hospital da Madeira e foi aprovada no seguimento de um requerimento do PSD”, é referido numa nota emitida pelo gabinete da deputada social-democrata madeirense na Assembleia da República Sara Madruga Costa.
A agenda da visita da comissão parlamentar de Saúde, que é presidida pelo social-democrata José Matos Rosa, começa no domingo com uma audiência e um jantar no Palácio de São Lourenço oferecido pelo representante da República na Madeira, Ireneu Barreto.
Na segunda-feira, os deputados terão a oportunidade de assistir à apresentação do projeto do novo hospital da Madeira, uma iniciativa que irá decorrer no salão nobre do Governo Regional e contará com a presença do vice-presidente do executivo madeirense, Pedro Calado, e dos secretários da Saúde, Pedro Ramos, e dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves.
Neste mesmo dia, os deputados irão ainda visitar Santa Rita, o local para onde está prevista a construção da nova unidade hospital, que tem um custo estimado de 340 milhões de euros, existindo o compromisso do Governo da República de comparticipar em 50% deste montante, embora o executivo da Madeira insista que não está inscrita qualquer verba para o efeito no Orçamento do Estado para o efeito.
Os deputados irão, depois, almoçar na Quinta Vigia, a presidência do Governo Regional, e apresentar cumprimentos ao presidente do parlamento insular.
Está igualmente prevista uma reunião com a Comissão de Saúde regional, as Ordens dos Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e dos Nutricionistas.
Neste encontro irão ainda participar representantes dos sindicatos dos Enfermeiros da Madeira, Independente dos Médicos, dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, da delegação da Federação Nacional dos Médicos e das Comissões de Utentes do Serviço Regional de Saúde.
No dia seguinte, antes de regressarem a Lisboa, os deputados irão visitar as instalações de várias unidades de saúde, como os hospitais dos Marmeleiros (Monte), Dr. João de Almada (cuidados paliativos) e Dr. Nélio Mendonça, onde haverá um “briefing” sobre as obras em curso, e o Centro de Simulação Clínica da Madeira.
LUSA