Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Ciberataques: Mais de metade das grandes empresas sem defesa efetiva
Política 18 fev, 2022, 15:13

Ciberataques: Mais de metade das grandes empresas sem defesa efetiva

Mais de metade (55%) das grandes empresas não têm uma defesa efetiva contra ciberataques nem conseguem localizar e corrigir as quebras de segurança rapidamente, de acordo com um estudo da Accenture, hoje divulgado.

Neste trabalho, a consultora concluiu que “mais de metade (55%) das grandes empresas não combate os ciberataques de forma efetiva, não sendo também capazes de localizar e corrigir estas quebras de segurança rapidamente, ou reduzir o seu impacto”.

O estudo, com base em entrevistas a mais de 4.700 executivos de todo o mundo, incluindo 100 de Portugal, “explora até que ponto as organizações dão prioridade à segurança, qual a eficiência dos esforços de segurança atuais e qual o desempenho dos seus investimentos nesta área”, referiu a consultora, indicando que “quatro em cada cinco inquiridos (81%) acredita que ‘estar um passo à frente dos ciberatacantes é uma batalha constante e o custo é insustentável’ – um valor superior aos 69% que o afirmavam em 2020”.

Paralelamente, apesar de “no último ano 82% dos entrevistados terem aumentado os seus investimentos em cibersegurança, o número de ataques bem-sucedidos – que incluem o acesso não autorizado a dados, aplicações, serviços, redes ou dispositivos – aumentou em 31% em relação ao ano anterior, para 270 por empresa, em média”, indicou a Accenture.

“Estes indivíduos ou organizações apresentam cada vez maiores recursos e capacidade para encontrar novas formas de realizar os seus ataques”, afirmou Kelly Bissell, responsável global pela área de Cibersegurança da Accenture, citada num comunicado.

“A nossa análise revela que muitas vezes as organizações se concentram apenas no negócio, sacrificando a cibersegurança, o que potencia um risco maior”, alertou.

Este relatório sublinha “a necessidade de alargar os esforços de cibersegurança para lá dos limites da própria empresa, de forma a chegar a todo o seu ecossistema, realçando que os ataques indiretos – ou seja, ataques bem-sucedidos a uma organização através da cadeia de valor – continuam a crescer”.

De acordo com a Accenture, “apesar de dois terços (67%) das organizações acreditarem que o seu ecossistema é seguro, os ataques indiretos foram responsáveis por 61% de todos os ciberataques no ano passado, contra 44% no ano anterior”.

Ainda assim, o estudo “identificou um pequeno grupo de empresas que não só se distinguem pela ciber-resiliência, mas também alinham a estratégia de negócio para alcançar melhores resultados e um retorno dos seus investimentos em cibersegurança”.

Estas empresas têm tendência a “atingir um equilíbrio entre a cibersegurança e os objetivos de negócio”, a “reportar cibersegurança diretamente ao CEO [presidente executivo] e ao Conselho de Administração, e demonstrar uma relação muito mais estreita com os negócios e com o CFO [administrador com o pelouro financeiro]”.

Além disso, optam por “consultar regularmente os CEO e os CFO ao desenvolverem as suas estratégias de cibersegurança, colaborando mais com os restantes gestores de topo”, proteger “melhor a organização de perdas de dados”, “incorporar a segurança nas suas iniciativas de transformação para a ‘cloud’ [nuvem]” e “medir a maturidade dos seus programas de cibersegurança pelo menos uma vez por ano”.

 

Lusa 

Pode também gostar

Imagem de PSD vence em todas as freguesias do Funchal

PSD vence em todas as freguesias do Funchal

Imagem de Navio-escola italiano faz escala no Funchal até dia 1 de setembro

Navio-escola italiano faz escala no Funchal até dia 1 de setembro

Imagem de Élia espera o regresso dos contratos programa entre o Governo e Santa Cruz (áudio)

Élia espera o regresso dos contratos programa entre o Governo e Santa Cruz (áudio)

Imagem de Administração pública volta ao ativo na segunda-feira

Administração pública volta ao ativo na segunda-feira

Imagem de Balcão de defesa do consumidor vai percorrer todos os concelhos da Região

Balcão de defesa do consumidor vai percorrer todos os concelhos da Região

Imagem de David Fernandes e Marta Freitas venceram a Taça da Madeira de Velocidade

David Fernandes e Marta Freitas venceram a Taça da Madeira de Velocidade

Imagem de PTP garante que madeirenses pagam inspeções mais caras do país

PTP garante que madeirenses pagam inspeções mais caras do país

Imagem de Anúncio de nomeados dos prémios Óscares de novo adiado para dia 23

Anúncio de nomeados dos prémios Óscares de novo adiado para dia 23

Imagem de Na oficina de Cláudio Nóbrega (vídeo)

Na oficina de Cláudio Nóbrega (vídeo)

Imagem de Rui Carita doa campainha flamenga ao Museu do Açúcar

Rui Carita doa campainha flamenga ao Museu do Açúcar

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025