"Este é um momento de coesão e unidade” no PS/Madeira, declarou Paulo Cafôfo à agência Lusa, depois de terem sido divulgados os resultados das eleições internas no partido, embora seja independente.
Paulo Cafôfo sublinhou ter apoiado a candidatura à liderança do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, na costa norte da ilha da Madeira, por considerar que tem um “currículo de resiliência, de luta e serviço público”.
No seu entender, a vitória de Emanuel Câmara evidencia que as “pessoas querem uma política diferenciada”.
O autarca funchalense sublinhou que os momentos foram sempre uma “surpresa no percurso político”, quando começou, em 2013, sendo eleito presidente da Câmara do Funchal, liderando a lista ca coligação ‘Mudança’, constituída por seis partidos, nomeadamente PS, BE, PND, MPT, PTP e PAN.
Quatro anos depois, foi reeleito, encabeçando a coligação ‘Mudança’, constituída por PS/BE/JPP/PDR/Nós,Cidadãos!.
“Nunca me vi como candidato a nada”, declarou, sustentando que o seu objetivo sempre foi “dar o seu melhor para servir as pessoas”, acrescentando que se “dedica de alma e coração para ser útil e servir as pessoas” e está “disponível” para o que o partido precisar.
Paulo Cafôfo vincou que o seu futuro político “será o que e no lugar que os militantes do PS/Madeira quiserem”.
Embora sendo independente, argumentou ser uma situação que “nunca gostou" por se considerar “comprometido” com o projeto do PS/Madeira.
O autarca comparou esta situação aos relacionamentos, os quais têm um “momento de namoro e outro de casamento”, considerando que pode ter chegado “ao momento” de dar o passo seguinte de uma situação mais definida.
Quando questionado sobre o próximo projeto, Paulo Cafôfo, que encabeçou as coligações vencedoras na Câmara do Funchal (‘Mudança’ (2013) e ‘Confiança” (2017), sublinhou que o mais incisivo seria conciliar os dois no futuro, indicando ‘Confiança com Confiança”.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, foi sexta-feira eleito como novo presidente do PS/Madeira, derrotando o atual líder Carlos Pereira.
Nestas eleições internas, num universo de 1.952 militantes em condições de exercerem o seu direito de voto, dos 1.545 que votaram, 877 escolheram o candidato Emanuel Câmara e 668 apoiaram a candidatura de Carlos Pereira
Com este resultado eleitoral, o novo líder garantiu 198 delegados ao XVIII Congresso Regional do PS/Madeira, a decorrer a 03 e 04 de fevereiro, enquanto Carlos Pereira tem 103.
Carlos Pereira, que foi presidente do partido socialista madeirense desde 2015, sucedendo a Victor Freitas, que é presentemente deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, apresentou-se aos militantes com a moção "Verdade e Credibilidade", enquanto Emanuel Câmara defendeu o projeto "Um futuro pelas pessoas".
Emanuel Câmara, que concorreu apenas à presidência do partido, apresentou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo (independente reeleito nas eleições autárquicas de 01 de outubro na coligação "Confiança", constituída por PS, BE, JPP, PDR, e Nós, Cidadãos!) como candidato às eleições legislativas regionais de 2019.
LUSA