A esta aquisição foram adicionados mais 5 equipamentos da autarquia recolhidos através da campanha solidária que decorreu no mês de maio de 2020. Esta aquisição vem garantir o acesso ao ensino à distância a alunos de agregados que não possuem condições económicas para a aquisição dos mesmos e representa um investimento na ordem dos 7 mil euros.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos realizou um levantamento pelas escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundária para auscultação das necessidades a nível de acessos à Internet e equipamentos informáticos, de forma a garantir condições de equidade no acesso ao ensino à distância, para os alunos que estão inseridos nos 1.º e 2.º escalões da Ação Social Educativa.
Estando as aulas presenciais do 3.º ciclo e ensino secundário suspensas até 31 de janeiro, por força da situação pandémica em curso, verificou-se através do referido levantamento 64 situações de falta destes equipamentos entre os alunos dos 1.º e 2.º escalões que frequentam a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos e a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre.
Em maio de 2020 a autarquia já havia adquirido 200 computadores portáteis e 68 routers de acesso à internet para os alunos com maiores dificuldades económicas e a quem os respetivos estabelecimentos de ensino não conseguiam dar resposta.
No âmbito do apoio aos alunos do ensino especial do projeto Passo a Passo, dinamizado pela autarquia, e dos alunos das unidades especializadas de ensino, a Câmara Municipal aderiu à iniciativa “Novo Banco Crowdfunding”, que angariou 5000 euros para a aquisição de equipamentos informáticos, estando agora a decorrer o levantamento das necessidades junto destes alunos.