Na reunião desta manhã, realizada por videoconferência, foi aprovada uma declaração a pedir a revisão das “patentes da vacina da Covid-19”, explicou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
No documento, o Comité Permanente da CALRE apela que a “coordenação e cooperação europeias sejam feitas através da criação de um banco de patentes abertas a tecnologias e terapias desenvolvidas contra a Covid-19”.
O Presidente do parlamento madeirense pediu também, aos parlamentos nacionais, a ratificação rápida “dos planos de recuperação económica de cada um dos Estados-Membros, para que as verbas desses planos, que são substanciais, poderem chegar rapidamente aos cidadãos, às famílias e às empresas que estão numa situação muito difícil”, provocada pela pandemia da Covid-19, concluiu.
O Comité Permanente propôs, neste encontro, que “a Declaração Anual da Assembleia Plenária da CALRE 2021 exija a construção de uma União Europeia da Saúde, que garanta o acesso universal e igualitário à mesma”.
A CALRE reúne 74 parlamentos regionais com poder legislativo e representa cerca de 200 milhões de europeus.