A informação consta do boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana, que refere que os novos casos decorrem de 1.859 análises realizadas nos laboratórios de referência da região.
Na Terceira, o caso diagnosticado refere-se "a um recluso transferido de São Miguel para a Terceira, que testou positivo ao sexto dia na Cadeia de Angra do Heroísmo, onde estava em isolamento", de acordo com a Autoridade de Saúde Regional.
Em São Miguel, "todos os novos casos resultam de transmissão comunitária" e oito foram detetados no concelho da Ribeira Grande, cinco no concelho de Ponta Delgada, um em Vila Franca do Campo, um no concelho da Lagoa e um no concelho do Nordeste.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 30 recuperações, todas em São Miguel e "verificou-se a saída da região, de um caso positivo, não residente, que se encontrava na freguesia do Nordeste, em São Miguel", adianta o comunicado.
Estão internados nove doentes, menos quatro do que na quinta-feira.
No Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão hospitalizadas oito pessoas, mantendo-se quatro doentes em Unidade de Cuidados Intensivos.
No Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, continua um doente em Unidade de Cuidados Intensivos.
Hoje, a região conta com 292 casos positivos ativos, sendo 276 em São Miguel, oito na Terceira, sete em Santa Maria e um nas Flores.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.772 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.328 pessoas e falecido 31.
Continuam ativas duas cadeias de transmissão, uma na Terceira e outra partilhada entre São Miguel e a Terceira.
Foram extintas até ao presente, 199 cadeias de transmissão.
A ilha de São Miguel está em nível de Alto Risco de transmissão, mantendo-se todos os concelhos das restantes oito ilhas em nível de Muito Baixo Risco.